Pacientes e familiares » O AVC » Sintomas e fatores de risco

Como evitar o AVC?

Conheça os 10 fatores de risco que podem evitar 90% dos casos de Acidente Vascular Cerebral

22/04/2021

COMO PREVENIR O AVC?

A  ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO AVC alerta que 1 a cada 4 pessoas terá um AVC ao longo da Vida. A boa notícia é que 90% dos casos de AVCs podem ser evitados com a prevenção.



QUAIS OS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA O AVC?

Vamos listar abaixo os 10 fatores de risco modificáveis, ou seja, que podem ser evitados com medidas preventivas.

Riscos do AVC
Riscos do AVC

 O primeiro passo para a prevenção é que cada um conheça seus próprios fatores de risco: pressão alta, diabetes, colesterol alterado, dentre outros. Consultas regulares ao médico e controle das taxas em geral, é recomendado para que você possa manter a saúde sob controle.

 

Mantenha a pressão arterial controlada. Pressão alta (hipertensão) é risco de AVC
Mantenha a pressão arterial controlada. Pressão alta (hipertensão) é risco de AVC

A pressão alta é o maior causador do AVC hemorrágico e isquêmico. Cerca de 50% de todos os AVCs estão ligados à pressão alta. Por isso a importância de conhecer a pressão e mantê-la sob controle, seja com mudança de hábitos e estilo de vida, seja com medicação. A medicação deve ser tomada conforme a orientação do médico especialista.

As mudanças de hábitos para se manter saudável e com a pressão sanguínea controlada, passam por uma dieta mais saudável, rica em frutas e vegetais e com pouco sal, fazer atividades físicas regulares para sair do sedentarismo e evitar a obesidade.


Sedentarismo é um fator de risco de AVC
Sedentarismo é um fator de risco de AVC

Mais de 1/3 de todos os AVCs acontecem com pessoas que não fazem atividade física regular. A sugestão é que de fazer de 20 a 30 minutos de exercícios moderados -  5 vezes por semana, reduzindo assim o risco do AVC.


Dieta equilibrada e saudável reduz o risco de AVC.
Dieta equilibrada e saudável reduz o risco de AVC.

Quase 25% de todos os AVCs estão relacionados à má alimentação. Alimente-se com dieta rica em frutas e vegetais frescos, e evite consumo de alimentos processados (industrializados).

Mantenha o nível de colesterol controlado
Mantenha o nível de colesterol controlado

Um de cada quatro AVCs estão associados a altos níveis de colesterol LDL (colesterol ruim). Novamente, mudanças de hábitos são necessários para essa prevenção. Evitar comer gorduras e alimentos industrializados e atividades físicas também combatem o risco do colesterol alto. Caso apenas a mudança de estilo de vida não sejam suficientes para manter as taxas sob controle, seu médico fará a prescrição de medicamentos que ajudarão nesse controle.


Obesidade é risco de AVC
Obesidade é risco de AVC

A OBESIDADE está relacionada em um a cada cinco  casos de AVCs. Importante seguir as orientações para a perda de peso, no caso do sobrepeso ou obesidade, bem como manter o peso em níveis saudáveis. Todos os fatores acima estão relacionados entre si, ou seja, alimentação saudável e atividade física adequada, reduz o peso e reduz o risco do AVC.

Fumantes tem risco de AVC
Fumantes tem risco de AVC

Um a cada dez AVCs estão relacionados ao fumo. Pare de fumar  evite o fumo passivo, ou seja, evitar ambientes onde outros estejam fumando, reduz o risco do AVC para você e para os que lhe rodeiam. Obter ajuda para parar de fumar, aumenta suas chances de êxito.


Reduzir bebidas alcoólicas diminui o risco de AVC
Reduzir bebidas alcoólicas diminui o risco de AVC

O consumo de álcool está relacionado a um grande número de AVCs. Reduzir a ingestão de álcool é necessário para uma vida mais saudável.




Saiba o que é fibrilação atrial e reduza o risco do AVC com seu controle
Saiba o que é fibrilação atrial e reduza o risco do AVC com seu controle

A Fibrilação atrial (FA) é uma doença cardíaca e um importante fator de risco para o AVC.

A FA a faz com que as duas câmaras do coração (os átrios) tremam ao invés de se contraírem efetivamente, o que resulta em sangue não completamente bombeado para fora do coração que, por sua vez, fica acumulado e pode levar a formação de um coágulo.

Esses coágulos podem viajar até o cérebro e desencadear um AVC grave e, frequentemente, fatal. AVC devido a FA pode ser evitado com medicações anticoagulantes.

Pessoas com FA (batimento cardíacos descompassados) tem 5 vezes mais chances de sofrer um AVC.

Se tiver mais de 50 anos, fale com seu médico sobre o rastreio de FA e se você tiver FA, mantenha a rotina de acompanhamento médico e siga as instruções prescritas por ele.

Pessoas que sofreram um ataque cardíaco, que tenham diagnóstico de uma doença cardíaca ou tenham um ritmo cardíaco irregular devem ser acompanhados regularmente nos serviços de saúde com o objetivo de evitar a ocorrência de um AVC.


Diabetes pode ser evitada e controlada, reduzindo os riscos de AVC
Diabetes pode ser evitada e controlada, reduzindo os riscos de AVC

Diabetes e AVC compartilham diversos fatores de risco, que podem ser reduzidos com dieta e exercícios. Alimentação com os cortes necessários e açucares e carboidratos (doces, farinha de trigo, pães, bolos, massas, etc)


Estresse e depressão são riscos de AVC
Estresse e depressão são riscos de AVC

A saúde mental é responsável pela estatística de 1 a cada 6 AVCs. Ou seja, o bem estar mental e emocional é importante fator que minimiza riscos de AVC.É preciso trabalhar a forma como você reage diante dos problemas que a vida nos apresenta. Estresse, depressão, raiva, ansiedade, são importantes de estarem sob controle. A prática a meditação, yoga são importantes aliados nessa situação . No nosso site, temos uma área exclusiva para meditação.

Rede Brasil AVC

Este vídeo faz parte da palestra da SEMANA AÇÃO AVC (evento destinado a pacientes e familiares de AVC, promovido pela Associação AÇÃO AVC), proferida pela Dra. Sheila Martins