Pacientes e familiares » O AVC » O que é o AVC?

AVC & COVID-19

A COVID-19 afeta vários órgãos, dentre eles está o cérebro.

21/04/2021

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL E A PANDEMIA DO COVID-19

Vivenciamos um período nunca visto na humanidade. A Pandemia do coronavírus transformou costumes do mundo inteiro. Atingiu altíssimos níveis de contaminação e uma enorme quantidade de óbitos, causando sofrimentos para milhões de famílias.


 

A COVID-19, causado por um novo coronavírus, denominado Sars-Cov-2, pode afetar diversões órgãos, entre eles o cérebro. Além disso, aumenta o risco de um AVC, por ser uma doença que promove a formação de coágulos pelo corpo, que pode ser potencializado pelo quadro inflamatório gerado pelo vírus. O AVC também pode ser a primeira manifestação da COVID-19.

Pacientes que apresentam  comorbidades como hipertensão, colesterol, diabetes e que tiveram AVC, tem apresentado mais risco de complicações, quando contaminados.

Independente se está relacionado ou não ao novo coronavírus, ao apresentar sintomas sugestivos de um AVC a orientação é ligar para o SAMU ou ir para o hospital. Entretanto, durante a pandemia está sendo comum as pessoas não procurarem o serviço médico por medo de se contaminar, chegando ao hospital muito tarde e muito graves, sem possibilidade de tratamento. No mundo todo, durante a pandemia houve uma redução de 50 a 60% dos casos de AVCs. Mas é importante ressaltar que o atendimento dos casos de AVC ocorre em local separado nos hospitais, justamente para que os casos de urgência continuem sendo atendidos e minimizar a possibilidade de contaminação.


Este vídeo faz parte da palestra da SEMANA AÇÃO AVC (evento destinado a pacientes e familiares de AVC, promovido pela Associação AÇÃO AVC) proferida pela Dra. Sheila Martins .

Rede Brasil AVC, hospital Moinhos dos Ventos