Pacientes e familiares » O AVC » O que é o AVC?
QUAIS AS CAUSAS DO AVC EM CRIANÇAS? 2/5
FATORES DE RISCO PARA O AVC INFANTIL
Identificar a causa do AVC pediátrico é vital para fornecer o tratamento correto e evitar outras lesões.
Bebês, crianças e adolescentes não estão imunes ao AVC.
Principais fatores de risco para o AVC isquêmico:
Principais fatores de risco para o AVC hemorrágico
POSSíVEIS CAUSAS:
- Doenças metabólicas infantis, eventos infecciosos graves (como pneumonia, meningite, doenças congênitas) , cardiopatia congênita.
- Coágulos sanguíneos se formam no coração e podem se direcionar para o cérebro. Isso pode ser causado por problemas cardíacos congênitos, como válvulas ou infecções anormais.
- Também crianças com doença falciforme, por exemplo, podem correr risco de AVC. Na doença, a célula sanguínea não pode transportar oxigênio para o cérebro. Os vasos sanguíneos que levam ao cérebro podem ter se estreitado ou fechado.
- O AVC isquêmico pode ser causado por traumas que atingem grandes artérias, ocasionando perda de fluxo sanguíneo. Por exemplo, uma criança com uma lesão no pescoço, pode danificar uma artéria significativa.
- Quando um vaso sanguíneo se rompe, o sangue não chega ao seu destino. Dessa forma, o cérebro é privado de oxigênio, o que pode levar a lesão cerebral permanente.
- Más formações das artérias podem causar o AVC, o risco de hemorragia é maior em algumas doenças especificas, como a hemofilia.
Este vídeo faz parte da palestra da SEMANA AÇÃO AVC (evento destinado a pacientes e familiares de AVC, promovido pela Associação AÇÃO AVC, proferida pela Dra. Clara Monteiro Antunes Barreira.
Assista também:
1/5 - O AVC pode acontecer em crianças?
3/5 – Como reconhecer um AVC em crianças?
4/5 – Como tratar o AVC em crianças?
5/5 - Quais as terapias de reabilitação do AVC em crianças?