Pacientes e familiares » O AVC » O que é o AVC?

O AVC PODE ACONTECER EM CRIANÇAS? 1/5

AVC infantil

22/01/2021

O AVC pode ocorrer em crianças?




O AVC não tem limite de idade. Isso significa que pode acontecer com jovens, adultos, idosos, crianças e até mesmo nos bebês.


-=============


O AVC – Acidente Vascular Cerebral, é uma das doenças cerebrovasculares, que tem importância mundial, seja pela mortalidade, seja pela alta frequência ou prevalência de sequelas.

Mas, existe AVC em crianças?

Sim, o AVC pode acontecer em todas as faixas etárias. Não é exclusividade de idosos ou adultos. Pode acontecer em adolescentes, jovens, crianças, bebês, ou até mesmo dentro do útero materno.

O interesse científico sobre o AVC está focado em estudos para impedir que as sequelas neurológicas se tornem permanentes, ou seja, minimizar os riscos de sequelas.

Nos últimos 10 anos, a ciência tem focado esforços para estudo de ferramentas para o tratamento do AVC, com foco em evitar/diminuir sequelas. Isso traz um impacto social positivo, e melhor qualidade de vida para quem sofreu o AVC e seus familiares.

Esses resultados são feitos no que chamamos de terapia de reperfusão, ou seja, são tratamentos que permitem o retorno do fluxo sanguíneo antes que o tecido cerebral seja danificado, trazendo grande impacto na morbimortalidade mundial.

O AVC pode ser isquêmico ou hemorrágico. Isquêmico, quando um coágulo bloqueia o fluxo sanguíneo para uma determinada área do cérebro. E o AVC hemorrágico acontece quando um sangramento ocorre dentro ou ao redor do cérebro.


O que é AVC isquemico e hemorrágico?

Nos adultos, o AVC isquêmico é responsável por 80 a 85% dos casos. Já nas crianças, existe um certo equilíbrio na ocorrência entre o AVC isquêmico e o hemorrágico.

A pesquisa científica dos últimos anos, mostra uma melhora no resultado do tratamento do AVC, visando a diminuição das sequelas. No AVC na infância essa realidade ainda é diferente, infelizmente.

Em que idade podemos considerar o AVC na infância? Acima de 30 dias de vida, até os 18 anos incompletos.

Existem poucas evidências científicas no tratamento do AVC pediátrico, especialmente na fase aguda, ou seja, aquela em que se pode evitar as sequelas decorrentes do AVC.


O AVC na infância
O AVC na infância

O AVC na infância está entre as 10 principais causas de morte.

Entre 10 a 25% de mortalidades das crianças é ocasionada por doenças cérebro vasculares.


Este vídeo faz parte da palestra da SEMANA AÇÃO AVC (evento destinado a pacientes e familiares de AVC, promovido pela Associação AÇÃO AVC, proferida pela Dra. Clara Monteiro Antunes Barreira,


Assista também:



2/5 - Quais as causas e fatores de risco do AVC em crianças?

3/5 – Como reconhecer um AVC em crianças?

4/5 – Como tratar o AVC em crianças?

5/5 - Quais as terapias de reabilitação do AVC em crianças?