Pacientes e familiares » Vida após o AVC » Limitação Cognitiva pós AVC

O QUE É AFASIA?

Você sabe o que é afasia?

12/12/2020


O que é Afasia?

Afasia - é uma das sequelas bastante comuns nas vítimas de AVC - Acidente Vascular Cerebral -  alterando a capacidade de falar, ler, escrever e ouvir, ou seja, de se comunicar adequadamente. 


Assista o vídeo da fonoaudióloga Ana Maria Queiróz sobre o tema:



A linguagem

A linguagem é muito mais que palavras. Inclui a capacidade de reconhecer e utilizar  palavras e frases.

A comunicação do homem é uma habilidade altamente complexa, que diferencia o ser humano das outras espécies vivas, favorecendo a adaptação no mundo, possibilitando novos aprendizados e permitindo entender o outro e demonstrar  nossos pensamentos e sentimentos.

As características individuais que cada indivíduo tem, como timbre de voz, sotaque e a maneira de falar, permitem que os outros identifiquem a pessoa e saibam quem ela é,  a identidade daquele indivíduo.


A comunicação 

A comunicação é dividida em alguns pilares: linguagem oral e escrita, fala, componente articulatório e gestos. 

A comunicação humana requer estruturas físicas íntegras, denominado aparelho fonador composto pela boca, lábios, língua e laringe. Requer também estruturas neurológicas, relacionadas à compreensão e expressão da linguagem, bem como as estruturas sensoriais que captam do ambiente externo para o indivíduo, como a audição e a visão.

Nas crianças, a visão é uma das primeiras habilidades desenvolvidas, através da troca de olhares entre o bebê e sua mãe. No momento da amamentação, por exemplo, existe  uma forma de comunicação entre mãe e filho.

Aspectos sociais e históricos influenciam também na comunicação, como o idioma falado em determinada região ou época.


A linguagem e a afasia pós AVC
A linguagem e a afasia pós AVC

Quando o sistema neurológico é abalado, com um Acidente Vascular Cerebral, por exemplo, a comunicação também pode ser afetada, além das limitações motoras, como perda de força e movimentos.

Essas alterações têm uma alta prevalência, estudos à respeito do tema apontam que, cerca  de 20% a 70% dos sobreviventes de AVC ficam com alteração de comunicação, principalmente na fase aguda do AVC.

Com o passar do tempo esses fatores evoluem, tanto para um comprometimento estagnado como para melhoria.

No processo de reabilitação, o apoio da família é importante principalmente com limitações na fala ou linguagem, que podem apresentar vários graus. Algumas pessoas perdem a fala por completo, sem compreender nada, algumas pessoas conseguem falar poucas coisas e compreender outras, isso é diferente conforme a pessoa, o grau e local do cérebro que foi comprometido pelo AVC.


Quais limitações o AVC pode causar?

  • Dificuldade para falar
  • Dificuldade para encontrar palavras
  • Dificuldade para entender o que os outros dizem
  • Dificuldade na leitura, escrita ou matemática
  • Incapacidade de processar palavras longas e palavras usadas com pouca frequência
  • Dificuldade de contextualizar
  • Sobrecarga auditiva


O que é afasia?

 Afasia é um distúrbio da linguagem decorrente de uma lesão cerebral, como um AVC, que acarreta alterações tanto na compreensão como na expressão oral e escrita. As alterações podem no conteúdo, na forma e no uso da linguagem.

 Para a maioria das pessoas, o lado esquerdo do cérebro é dominante para a linguagem, e as lesões podem levar a problemas de linguagem e comunicação.

A afasia afeta principalmente a fala, mas também pode debilitar a compreensão, a leitura e a escrita, dificultando a comunicação com a família e os amigos e a sua rotina diária. 

A afasia não afeta a inteligência, mesmo que a fala esteja confusa ou alterada

As pessoas com afasia podem conseguir falar e nomear, mas não conseguir usar a essa linguagem de forma funcional e contextualizada. Pode ocorrer ainda situações que a afasia esteja associada com processos cognitivos, como por exemplo alteração de memória ou  atenção. 

Afasia após o Acidente Vascular Cerebral
Afasia após o Acidente Vascular Cerebral

As mudanças na comunicação  após o AVC, tem grande impacto na vida das pessoas e modifica suas interações familiares, pessoais e profissionais, o que pode gerar impacto social significativo com problemas emocionais, desestruturação familiar e  financeira.

A afasia gera frustração, porque o indivíduo não  consegue falar ou entender as ocorrências como antes do Acidente Vascular Cerebral. Podem agir de forma diferente devido a alterações cerebrais. Para melhor entender vamos imaginar olhar para uma mensagem de whatssapp no celular  e não conseguir reconhecer as palavras.

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia produziu o vídeo sobre o assunto. Confira !!! 



DICAS DE COMUNICAÇÃO – AFASIA

 

Algumas condutas favorecem a interação dos familiares e amigo com alguém com afasia.

1.     Não olhe para a comunicação da outra pessoa sob  sua própria perspectiva, as pessoas tem identidade e características individuais. Respeite a forma e o comportamento comunicativo do outro.

2.     Incentive oportunidades de interação e momentos de família

3.     Evite locais barulhentos

4.     Não infantilize a pessoa com dificuldade de comunicação. Ela não deixou de ser quem é.

5.     Converse sobre assuntos familiares, que faziam parte da rotina da vida de quem sofreu  AVC.

6.     Situe a pessoa em local, tempo e espaço. Onde você está? Em que cidade? Na casa de quem? Vamos para a sala?

7.     Sempre que tiver oportunidade, trabalhe na história das pessoas ao seu redor. Hoje é dia X, aniversário de fulano, e estimule  a conversa à respeito de fatos daquela pessoa conhecida.

8.     Não atropele a pessoa que está com dificuldades, espere pacientemente o tempo dela

9.     Ao se comunicar com uma pessoa que tem  afasia, pense em como você se comunicaria com alguém que fala um idioma diferente. 

Comunicação e afasia - Ajuda dos familiares
Comunicação e afasia - Ajuda dos familiares

10.    Elogie. Não critique erros gramaticais, ou outros. Incentive e deixe a pessoa motivada.

11.    Confirme que você entendeu um pensamento que a pessoa compartilhou, antes de seguir em frente. Mas se você não entendeu,  reconheça simplesmente a falha na comunicação, tente pacientemente uma vez mais.

12.    Use perguntas SIM x NÃO  com palavras e frases simples. Por exemplo, use "garfo" e "colher" em vez de "talheres". 

13.    Seja consciente de como você fala e não fale alto. Use frases mais curtas, fale pausadamente e com contato visual.

14.    Estabeleça regras básicas desde o início. Pergunte se a pessoa  que sofreu o AVC quer ajuda.  Respeite seus desejos.

15.    Tenha em mãos  caneta, papel, mapas, calendários, fotos e tudo o que possa ajudar na compreensão.


Acesse: O que é o AVC?

O emocional é muito importante - 5 Dicas de recuperação do AVC

AVC - Do diagnóstico à alta hospitalar

Ana Maria Queirós Norberto -
Ana Maria Queirós Norberto -


Este vídeo faz parte da palestra da SEMANA AÇÃO AVC (evento destinado a pacientes e familiares de AVC, promovido pela Associação AÇÃO AVC), proferida pela fonoaudióloga Ana Maria Queiróz Norberto.