Pacientes e familiares » Eu tive um avc, e agora? »
5 DICAS PARA RECUPERAÇÃO DE UM AVC
Saiba como iniciar os passos da recuperação após o AVC
5 Dicas para recuperação após o AVC
O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é um mal súbito e muda a vida da pessoa e da família em um segundo.
O tratamento médico imediato, associado à reabilitação adequada, pode minimizar as incapacidades, evitar sequelas e proporcionar ao indivíduo o retorno o mais breve possível às suas atividades e participação na vida social.
Assista agora o video, contendo essas importantes dicas.
A pessoa com alterações decorrentes de um AVC pode apresentar diversas limitações em consequência do evento, e a recuperação é diferente em cada caso. A recuperação pós AVC geralmente leva tempo e o progresso pode ser lento e longo, pois em determinados casos o individuo precisa reaprender a caminhar, falar, ler, escrever, alimentar-se, etc.
Uma nova rotina se inicia neste momento, diferente da maneira como era o modo de vida antes do AVC.
Listamos abaixo, 5 dicas para você iniciar essa caminhada:
1 - Equipe Médica –
Seu médico vai lhe orientar para os próximos passos com segurança. Siga suas orientações corretamente.
2 - Reabilitação -
A reabilitação deverá acontecer o mais rápido possível. Escolha sua equipe multidisciplinar, (fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, neuropsicólogo, dentre outros), conforme suas necessidades.
3 - Pensamento Positivo -
Jamais diga NUNCA. Acredite em suas potencialidades. Existe a possibilidade de você voltar a andar e falar novamente, então acredite que a perseverança lhe levará até onde seu corpo permitir. Palavras negativas lhe enfraquecem e você precisa da sua força. Use verbos como “eu posso” “eu vou” “eu faço” “eu consigo”
4 - Aceite que você teve um AVC –
Aceitar o que lhe aconteceu, aceitar suas incapacidades físicas e emocionais, aceitar seu “novo eu” e lutar com persistência e paciência para que você possa se recuperar. Viva o aqui e agora, lamentar o passado não vai lhe fazer bem, lembrar de como você era não vai alterar seu quadro atual. Viva o momento presente, que é sua dádiva, porque é agora que você vai lutar para se reabilitar.
5 - Busque Apoio –
A Convivência familiar, de amigos, da fé. A fé vai lhe dar esperança e vai lhe fortalecer. Encontre grupos de apoio, em que você possa conviver com outras pessoas que tiveram AVC.
A AÇÃO AVC tem grupos de apoio direcionados para quem sofreu um AVC, e seus familiares e/ou cuidadores. Conte com a gente!