Pacientes e familiares » O AVC » Sintomas e fatores de risco

QUEM TEVE AVC, PODE TER OUTRO?

Como evitar um novo AVC?

10/12/2020

Mais comum do que se imagina, evite um novo AVC com cuidados médicos, alterações no estilo de vida e melhoria na saúde. O vídeo trás o depoimento do nutricionista João Paulo Cecato, sobrevivente de 2 AVCs e trata do assunto, focando nos cuidados alimentares. Confira!



QUEM JÁ TEVE AVC PODE TER OUTRO?

A resposta é sim. E é mais comum do que se imagina. Após o AVC, é necessário mudanças no seu estilo de vida para melhorar a sua saúde.

O AVC pode acontecer com qualquer um, independente da idade.

Se você teve um AVC , tem o risco real de ter um novo.

A Associação Americana de AVC mostra um número preocupante: 1 a cada 4 sobreviventes de AVC ou infarto relacionados a coágulos, terá outro.

O AVC representa o principal motivo de incapacitação e a segunda maior causa de mortes em todo o mundo. Mas, temos uma boa notícia: Aproximadamente 80% dos AVCs tem causa conhecidas, de fatores que podem ser evitados, chamados fatores de risco modificáveis.

Como evitar o novo AVC?

O primeiro passo é conversar com seu médico sobre quais fatores de risco você tem, quais foram os motivos que ocasionaram seu AVC. Conhecer e mantê-los controlados vai minimizar os riscos do segundo AVC.

Controle a glicose, colesterol, pressão arterial, mantenha o peso e saia do sedentarismo.

Estes são chamados fatores modificáveis. Faça exames regulares para verificar o diabetes, colesterol e outras taxas. As pessoas não costumam saber que tem glicose e colesterol alterados....

Vamos começar falando na hipertensão: A pressão alta é o fator de maior incidência para os casos de AVC. Converse com seu médico para mantê-la controlada.

A hipertensão controlada, contribui para a redução dos riscos do AVC. A Associação Americana de AVC afirma que o controle da pressão arterial é a principal forma de prevenção de um outro AVC– estatísticas apontam : 70% dos pacientes que sofrem AVC têm hipertensão.

O colesterol alto aumenta o risco de artérias bloqueadas. Vale lembrar que, pode ocorrer um AVC, quando uma artéria que irriga o cérebro está bloqueada. É importante manter as taxas de colesterol controladas, por meio da alimentação e hábitos saudáveis, ou de remédios, caso o seu médico considere necessário.

chek list - Como evitar outro AVC
chek list - Como evitar outro AVC

A alimentação e hábitos saudáveis podem auxiliar na prevenção de um novo AVC

Uma dieta balanceada lhe dará os nutrientes necessários ao seu organismo, sem os excessos que lhe serão prejudiciais. Dietas ricas em fibras, frutas e vegetais - com calorias e açúcar controlados, e redução do consumo de bebidas alcóolicas ajudam no equilíbrio do peso, contribuindo para a redução da obesidade, hipertensão, mantendo sob controle o diabetes e colesterol , protegendo a função cerebral.

Sedentarismo

A prática de atividades físicas aeróbicas regulares , como a caminhada, entre 3 a 4 vezes semanais, reduz a pressão sanguínea e o risco de um novo AVC . Mantenha suas atividades de reabilitação, pois ela será de grande importância para sua recuperação.

Tabagismo

O cigarro danifica os vasos sanguíneos, podendo ocasionar obstruções e AVC. Pare de fumar e evite o fumo passivo (estar constantemente perto de quem fuma).

Fibrilação atrial

Resumidamente, a fibrilação atrial é quando a pessoa tem batimentos cardíacos irregulares. Consulte seu médico, para que você possa ser avaliado e para manter o ritmo cardíaco regular.

Apnéia do sono

A apneia do sono (interrupções temporárias na entrada de oxigênio durante o sono – ronco) precisa ser avaliada e tratada. Fatores respiratórios relacionados ao sono podem aumentar o risco de AVC. Uma boa noite de sono, com aproximadamente 8 horas, fará você acordar disposto e descansado para um novo dia.