Pacientes e familiares » O AVC » O que é o AVC?

O QUE É O AVC (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL)?

Saiba mais sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame

10/12/2020

O que é AVC

O AVC (Acidente vascular cerebral) é a segunda principal causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade em adultos, retirando do mercado de trabalho milhares de brasileiros. A cada 5 minutos ocorre uma morte por AVC em nosso país.

Mas, o que  é o  AVC? O AVC é uma alteração súbita do fluxo sanguíneo cerebral.

Os vasos sanguíneos que transportam oxigênio e nutrientes ao cérebro se rompem ou são bloqueados por um coágulo, ocorrendo então uma alteração na circulação de sangue em alguma parte do cérebro.

Quando isso acontece, as células cerebrais podem ser lesionadas ou morrer; com lesões que podem ter efeitos diferentes, a depender da parte cerebral afetada. Alguns efeitos que podem ocorrer, tais como alteração dos movimentos, da fala, do modo com que a pessoa pensa ou sente o mundo ao seu redor.

O AVC pode acontecer em pessoas de todas as idade, do bebê ao idoso. Atinge ambos os sexos,  raças e pode ser recorrente. No AVC ocorre interrupção do fluxo sanguíneo arterial cerebral causando lesão desse tecido, o que resulta em tipos diversos de perda de função a depender da região cerebral acometida. O AVC também pode ser chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE).

  • 70% das vítimas não fatais jamais retornam ao trabalho e 50% vivem completamente dependentes de outra pessoa, normalmente acamados.
  • A luta contra a doença que afeta 1 vida a cada 6 segundos ganha importância a medida que cada vez mais pessoas se mobilizam para combater este problema. Uma das principais armas na luta contra esta doença é o conhecimento. Quando não mata, o AVC deixa uma grave estatística como rastro, demonstrando a necessidade de urgente reflexão sobre o assunto