Pacientes e familiares » O AVC » O que é o AVC?

O QUE É O AVC? ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Saiba mais sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame

10/12/2020



Você sabia que o AVC (Acidente Vascular Cerebral) é a segunda causa de óbitos no mundo e a principal causa de incapacidade em adultos?  

Esta incapacidade retira do mercado de trabalho milhares de pessoas, ocasionando um impacto social bastante significativo, pois  aproximadamente 75% das vítimas não fatais do AVC jamais retornam às suas atividades profissionais. De 30 a 40%  ficam dependentes do familiar ou cuidador, normalmente acamados e 34% tem demência em um ano, com dificuldade de memória, esquecimentos ou dificuldade de raciocínio.

 A Organização Mundial do AVC divulga dados  alarmantes: a cada 6 segundos, independente da idade ou sexo, alguém em algum lugar do mundo morre de AVC. 

A entidade pede medidas urgentes para essa epidemia silenciosa, uma vez que o AVC provoca mais mortes anuais do que a AIDS, tuberculose, malária, dengue e gripe A – juntos.

Dados estatísticos de 2018 demonstram 14,5 milhões casos de  AVCs  e 5,5 milhões de mortes.


E no Brasil?  

No nosso país o AVC é a segunda causa de morte, conforme dados do Ministério da Saúde, com 400 mil casos/ano e mais de 100 mil óbitos.  A cada 5 minutos ocorre uma morte por AVC.


O que é o AVC?

O Acidente Vascular Cerebral - AVC também pode ser chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE), ou popularmente denominado de derrame.

É uma alteração súbita do fluxo sanguíneo cerebral, ocorrendo comprometimento de circulação de sangue em alguma região encéfalo (composto pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico). Vamos tratar como Cérebro, para facilitar a compreensão.

O oxigênio é um elemento essencial para a atividade normal do nosso corpo, os vasos sanguíneos que transportam oxigênio e nutrientes ao cérebro se rompem ou são bloqueados por um coágulo, ocorrendo então uma alteração na circulação de sangue em alguma parte do cérebro. Essas artérias funcionam como mangueiras, direcionando sangue para regiões específicas.

Quando esse transporte é impedido e o oxigênio não chega as áreas necessárias, o cérebro não consegue obter o sangue (e oxigênio) de que precisa, provocando lesões.

Essa interrupção pode ser causada por duas razões, um entupimento (AVC isquêmico) ou um vazamento nas artérias (AVC hemorrágico)


AVC isquêmico e AVC Hemorrágico
AVC isquêmico e AVC Hemorrágico


AVC Isquêmico:

O AVC isquêmico é o mais comum, presente em cerca de 85% dos casos, ocorre quando existe uma obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo nos vasos sanguíneos. O sangue estará impedido de continuar seu trajeto normal, consequentemente a oxigenação dessa região estará afetada.

Entupimento → Sem oxigênio → Morte ou lesão celular


Veja abaixo a animação do AVC isquêmico:


AVC Hemorrágico:

De maneira semelhante, a forma hemorrágica do Acidente Vascular Cerebral - AVC , também ocorre pela interrupção no fluxo sanguíneo só que não pelo entupimento, mas pelo vazamento de sangue para fora das artérias, contempla cerca de 15% dos casos.

Vazamento → Sem oxigênio → Morte ou lesão celular

 O vazamento de sangue pode acontecer para o interior do cérebro (hemorragia intracerebral), para o sistema ventricular (hemorragia intraventricular) e/ou espaço subaracnóideo (hemorragia subaracnóide)

 

Quais as consequências de um AVC?

As limitações  causadas por um AVC dependem da parte cerebral afetada e do tamanho da lesão. Dependendo da área lesionada, os efeitos podem ser diferentes:

  • Alterações  e/ou perda dos movimentos e sensibilidade;
  • Alterações na fala;
  • Alterações de compreensão
  • Alterações da maneira como a pessoa pensa ou sente o mundo ao seu redor

 

O AVC acontece em que idade?

Não existe idade mínima ou máxima para acontecer um AVC, geralmente ele ocorre com mais frequência em indivíduos mais velhos, no entanto é possível ocorrer em qualquer faixa etária, do bebê ao idoso, até mesmo antes do nascimento, dentro do útero.  Atinge ambos os sexos e raças, podendo acontecer mais de uma vez, o que chamamos de AVC recorrente.


O AVC pode acontecer em qualquer idade
O AVC pode acontecer em qualquer idade


Uma das principais armas na luta contra esta doença é o conhecimento.  Conhecer os fatores de risco, quais as medidas preventivas e reconhecer os sintomas do AVC são entendimentos que salvam vidas e minimizam os preocupantes dados estatísticos.


Como prevenir o AVC?  

Você sabia que 90% dos Acidentes Vasculares Cerebrais – AVC  são causados por fatores modificáveis, como hipertensão, obesidade, tabagismo, entre outros? Na luta contra o AVC prevenção é muito importante.  

Para saber quais os 10 principais fatores de risco do AVC Clique aqui


Quais os sintomas do AVC?

Se você estivesse a frente agora de uma pessoa com AVC, você saberia reconhecer os sinais do AVC? A agilidade no socorro para quem está  tendo o AVC  é fundamental e faz toda a diferença. AVC é emergência médica. Tempo perdido é cérebro perdido.

  Clique aqui e saiba identificar seus sintomas.


O AVC MATA E INCAPACITA, mas o AVC tem tratamento.

Sim, existe vida após o AVC.


Assista o vídeo da Dra Sheila Martins, neurologista e presidente da Rede Brasil AVC sobre o assunto aqui abordado:

Este vídeo faz parte da palestra da SEMANA AÇÃO AVC (evento destinado a pacientes e familiares de AVC, promovido pela Associação AÇÃO AVC, proferida pela Dra. Sheila Martins MD, MsC, 

Dra Sheila Martins - neurologista e Presidente da Rede Brasil AVC
Dra Sheila Martins - neurologista e Presidente da Rede Brasil AVC