Pacientes e familiares » Eu tive um avc, e agora? »

Porque a reabilitação é importante para o tratamento do AVC?

A importância da reabilitação após o AVC

13/01/2023

O AVC é uma das doenças neurológicas mais frequentes e está entre as três maiores causas de mortalidade no Brasil. (De acordo com  dados da Campanha Mundial do AVC, em 2022 e 2023, o Acidente Vascular Cerebral foi a principal causa de morte no Brasil


Muitos daqueles que sobrevivem ao Acidente Vascular Cerebral ficam com algum tipo de sequela. Em alguns trabalhos publicados vimos que em média 30 a 48% das pessoas que sofrem algum tipo de AVC, tem sequelas por um período mais prolongado, assim fazendo com que essas pessoas tenham dificuldades funcionais para suas atividades diárias.

 Para essas pessoas é fundamental um bom trabalho de reabilitação. A reabilitação deve ser pensada desde os primeiros momentos em que o paciente sofreu o AVC e é uma peça fundamental para a recuperação plena desses pacientes.

 O AVC é uma doença que afeta o sistema nervoso do paciente, sendo uma lesão cerebral que muitas vezes causa sequelas em diversas áreas do corpo.

Didaticamente podemos dividir essas dificuldades e sequelas em grandes grupos, como por exemplo, as dificuldades motoras que são aquelas perdas de atividade de um lado do corpo, caracterizada pela hemiplegia ou pela perda parcial de um movimento naquela região, assim como a alteração na sensibilidade, a dificuldade para fazer algumas ações como por exemplo andar, caminhar, se vestir, tomar um banho e fazer a auto-higiene sozinho.

Todas essas funções dependem de uma integração do sistema nervoso central com o nosso sistema músculo-esquelético para que consigamos desenvolver de forma adequada esses movimentos e assim termos a nossa funcionalidade preservada.

O AVC frequentemente causa lesões nessas áreas, mas não só nessas áreas, é muito importante lembrar que o AVC dificulta muitas outras áreas do nosso corpo, como por exemplo a fala e a deglutição.


Algumas limitações do AVC - fala e deglutição
Algumas limitações do AVC - fala e deglutição


Frequentemente os pacientes que sofreram AVC tem dificuldade de engolir o alimento e engolir esse alimento significa ter a segurança para deglutir o alimento de forma adequada, muitas vezes o paciente tem dificuldade para conversar, as afasias são bastantes frequentes, o paciente que sofre AVC tem uma grande dificuldade  de ser compreendido e compreender aqueles que o cercam, e isso causa bastante ansiedade, e outros transtornos associados.

Percebemos também a dificuldade para controlar a bexiga, assim como o intestino.

Outro fator importante é a dor, uma grande parte dos pacientes que sofreram algum tipo de AVC também apresenta dor no lado afetado principalmente no ombro e nos membros superiores.

No ombro, quando associado normalmente a perda de força local, essas alterações têm que ser muito bem pensadas e avaliadas precocemente.  Pois precisam ser tratadas de forma adequada.

Temos um aumento dessas incapacidades e dificuldades em outras áreas também inclusive nas áreas psicossociais, frequentemente os pacientes apresentam dificuldades para sair de casa, aumentando seu isolamento, a também há uma queda na auto estima e na confiança, o paciente fica menos confiante para sair de casa e aumenta o risco de queda.


O tempo faz a diferença

É fundamental ter o suporte rápido e precoce para os pacientes que sofreram AVC, pois assim conseguimos evitar as dificuldades que foram apresentadas.

Muitas vezes temos o questionamento de quando é o melhor momento para começar a reabilitação no paciente, com certeza o melhor momento é o mais rápido possível e de preferência enquanto o paciente continua no hospital.

 

Quando iniciar a reabilitação pós AVC?
Quando iniciar a reabilitação pós AVC?


O processo de reabilitação tem que se iniciar ainda na fase hospitalar, no auxílio à prevenção  ou recuperação das complicações respiratórias e motoras.

Pode ser iniciado assim que o paciente esteja estável da sua condição física. Inicia-se o tratamento de mobilização,  fortalecimento muscular, treino de  equilíbrio e estímulos para o  restabelecimento sensorial.

 Muitas vezes algumas alterações, principalmente a deglutição, que é a capacidade desse paciente conseguir se alimentar, no hospital aparentemente a deglutição está preservada, porém quando você faz um teste um pouco mais fino conseguimos perceber algumas dificuldades que esse paciente apresenta, principalmente na parte de deglutição de alguns líquidos ou de algum alimento não tão sólido, ou não pastoso.

 E isso favorece engasgos, e para o paciente quando estão em casa esses engasgos é associado a temida aspiração, que é a entrada do alimento nas vias pulmonares e respiratórias, onde aumenta o risco de infecções e pode gerar novas infecções, e inclusive está associada infelizmente ao aumento do número de mortalidade.

 É muito importante que todo paciente que sofreu um AVC tenha uma avaliação bem-feita, seja pela fonoaudióloga, ou pelo médico que o acompanha de como estão as suas vias para alimentação e para a deglutição.


Equipe de reabilitação

É de extrema importância avaliar todos os movimentos do corpo. Ocorre que em muitos casos o paciente está no hospital, em estado de imobilismo, parado. Não sente dificuldade ou dor nenhuma e quando o paciente tem alta e vai para sua casa e faz algum movimento, como por exemplo: sentar, trocar de roupa, tomar banho ele acaba tendo muita dor no lado do membro afetado e todos esses fatores tem que ser levados em consideração antes da alta do paciente, para que o mesmo tenha uma reabilitação adequada.

E o mais importante quando a gente pensa em reabilitação a primeira coisa que vem na cabeça na maior parte das pessoas é a fisioterapia,  que tem um papel muito importante porém não é o único método de reabilitação.

 ·       FISIOTERAPIA - A fisioterapia vai trabalhar muito mais a parte motora, a prevenção de deformidades, as dificuldades funcionais, mas ela não acaba contemplando outras áreas principalmente a parte da fala e da deglutição, da parte do cuidado com a bexiga e intestino desse paciente,  a parte psíquica desse paciente que também deve ser avaliada.

Quando não existe o médico especializado em reabilitação no hospital que esse paciente está sendo atendido é fundamental que o fisioterapeuta seja especialista em reabilitação neurológica e, principalmente nas fases mais tardias da reabilitação para que o paciente tenha uma recuperação mais rápida e adequada.


Espasticidade
Espasticidade

 Então é fundamental não só avaliação da fisioterapia, mas sim uma avaliação de toda a equipe responsável pela coordenação de cuidados, conforme abaixo:

 ·       NEUROLOGIA - O médico neurologista que vai realizar o diagnóstico e tratamento  do paciente; promove  juntamente com a equipe as  atividades para a melhoria da  qualidade de vida do paciente.

 ·       TERAPIA OCUPACIONAL - O terapeuta ocupacional que vai ajudar o paciente a reaprender as  atividades da vida diárias;  estimulam atividades manuais;  realizam diagnóstico e tratamento  do paciente.

A terapia ocupacional é importante para que consiga avaliar a capacidade funcional, na reabilitação é mais importante saber a capacidade de recuperação do paciente e qual é a capacidade funcional que o paciente tem. 

·       FONOAUDIOLOGIA - O fonoaudiólogo que auxilia o paciente a recuperar a  fala ou desenvolver habilidades  de comunicação alternativas;  realizam o diagnóstico e  tratamento do paciente, além de  avaliar mecanismos de deglutição  e opção de alimentação mais  adequada, evitando engasgos.

O fonoaudiólogo e o terapeuta ocupacional vão trabalhar a parte cognitiva já na fase precoce do paciente, ajudando a alertar sobre possíveis alterações que ele possa ter nas suas diversas áreas, como por exemplo o déficit de atenção e concentração, é comum o paciente fica um pouco sonolento nos primeiros dias pós AVC.

 ·       PSICOLOGIA - O psicólogo que dão  suporte psicológico e  emocional aos pacientes, uma vez  que há uma transformação em sua  vida pós-AVC necessitando de  cuidados específicos e adaptações

 Inúmeras vezes vimos em nossos consultórios pacientes com uma possibilidade funcional muito maior do que eles exercem definitivamente, ou seja, são paciente que tem uma perda funcional, de força, da parte sensorial mas que estão muito mais inativos do que necessitariam estar e, isso é um papel chave dessa avaliação do potencial de aplicação.

 ·       NUTRICIONISTA - Isso é chave para um sucesso no processo de reabilitação, além disso, existem outros profissionais importantes, o profissional nutricionista porque ele tem um papel importante nesses primeiros momentos pós reabilitação, ele vai ajudar esse paciente a recuperar a sua função nutricional, pois para o paciente começar sua reabilitação ele precisa estar bem nutrido e para estar bem nutrido o paciente precisa tem uma boa absorção desses alimentos.

O nutricionista vai junto com fonoaudiólogo trabalhar qual a melhor via e quais são os melhores alimentos para prover toda a necessidade que esses pacientes apresentam.

Um ponto muito importante que  temos que pontuar são os pacientes que chegam no consultório com medo, pois não fez nenhuma reabilitação até seis meses ele acha que não vai recuperar, isso é falso e um antigo mito que muitas vezes era passado aos pacientes, não existe tempo para recuperação neurológica, o tempo correto é o mais precoce possível e sempre que possível.

Pois precisamos desenvolver toda a potencialidade dos nossos pacientes que sofreram AVC,

Existem diversas um  tarefas que o paciente necessita e que muitas vezes é negligenciado, muitos pacientes que sofreram o AVC, ficam acamados e mais sedentários ganhando mais peso e aumentando o risco de novas doenças cardiovasculares.

É fundamental já precocemente estimular esse paciente a ficar em pé, caminhar a reiniciar uma atividade física ou iniciar a atividade física, e isso não existe limite de idade e não existe contraindicação.

Vimos inclusive em alguns estudos que quanto mais atividade física o paciente fazia antes de sofrer AVC menor são os danos e as incapacidades após a lesão.

E aqueles que nunca tinham feito e começam a fazer uma atividade física conseguem plenamente ter uma recuperação funcional mais adequada.

Em um trabalho publicado recentemente, antes da pandemia do COVID -  19 mostrou que em um centro de referência aqui no Brasil o tempo que o paciente sofre um AVC até iniciar a reabilitação é em média em torno de dois anos, o que é um absurdo.

 


Reabilitação X Tempo
Reabilitação X Tempo

 

A reabilitação tem que ter um início o mais rápido possível, seja no hospital, seja em casa, ou em centros de reabilitação. As perdas motoras e as dificuldades funcionais não são normais, temos que parar de nos conformar que será como uma sequela do AVC.

É  fundamental que o paciente recupere o seu potencial,  para que volte a fazer as suas funções da melhor maneira possível, seja com ajuda de uma órtese, seja com ajuda de um aparelho seja com o treino físico.

Então é importante começar precocemente a reabilitação em todos os pacientes que sofreram AVC.

 

Bibliografia:

 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com acidente vascular cerebral / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

 


DR EDUARDO MELO ROCHA
DR EDUARDO MELO ROCHA

 

*Este vídeo faz parte da programação da II SEMANA AÇÃO AVC - AVC - UMA DOENÇA DA FAMÍLIA (evento destinado a pacientes e familiares de AVC, promovido pela Associação AÇÃO AVC).