Pacientes e familiares » Vida após o AVC » Rotina após AVC

MEDO DE CAIR, O QUE FAZER?

RISCO DE QUEDAS PÓS AVC 3/5

13/01/2021

O medo de quedas é muito comum. Os idosos principalmente sofrem com essa questão. O medo de cair em quem sofreu AVC é bastante significativo. Vamos abordar este assunto aqui. Confira.

 

 

O Medo de Quedas é comum em pessoas que já caíram ou até mesmo em pessoas que nunca caíram, mas sentem que seu corpo não reage da mesma forma e por isso, não confiam mais. O medo de cair impede que as pessoas vivenciem certas situações e está relacionado ao descondicionamento físico. O que consequentemente aumenta ainda mais as dificuldades nas atividades de vida diária, a perda da independência funcional, menor interação social, isolamento e depressão e tudo isso, aumenta o risco de quedas gerando um ciclo vicioso.

 

Mas então o que  fazer para prevenir uma queda?

 

O ideal é que pessoas que tiveram um AVC participem de programas de exercícios que promovam o treino de equilíbrio supervisionado por um fisioterapeuta ou educador físico especialista na área. Além disso, também é importante a avaliação médica quanto a possíveis alterações na visão, aos níveis de Vitamina D e de cálcio e manutenção atualizada da medicação.


Este vídeo faz parte da palestra da SEMANA AÇÃO AVC (evento destinado a pacientes e familiares de AVC, promovido pela Associação AÇÃO AVC, proferida pela professora Dra. Jussara Almeida de Oliveira Baggio 


 

ASSISTA TAMBÉM:

 

1/5 - O AVC E O RISCO DE QUEDAS

2/5 - PREVENÇÃO DE QUEDAS PÓS AVC

4/5 – COMO USAR BENGALA E  ANDADOR

5/5 – COMO SE LEVANTAR APÓS UMA QUEDA?