Pacientes e familiares » Vida após o AVC » Limitação Cognitiva pós AVC

ESQUECIMENTO E PERDA DE MEMÓRIA APÓS O AVC

Saiba sobre a demência e perda de memória pós AVC

28/04/2021


O AVC pode afetar minha memória e meu raciocínio?


O AVC  (Acidente Vascular Cerebral )  é uma doença que afeta o cérebro e dependendo  da área  afetada,  encontramos limitações  diferentes, veja abaixo os mais comuns:

  • Dificuldade de mexer um lado do corpo,
  • Dificuldade de sentir uma parte do corpo,
  • Dificuldade pra falar ou se expressar


Poucas pessoas sabem  que o AVC  também pode afetar a  memória (cognição). Portanto a resposta da pergunta:

O AVC pode afetar minha memória e meu raciocínio?

SIM, o AVC pode acarretar problemas de memória e raciocínio.


Por que isso acontece?

O cérebro do ser humano é capaz de processar uma série de informações em frações de segundos.  Por analogia, poderemos dizer que essas informações são uma espécie de caminho, dessa forma,  a pessoa precisa prestar atenção para absorver e interpretar uma informação.

Algumas doenças, inclusive o AVC,  danificam esse trajeto, dai a explicação de determinadas perguntas sem respostas, ou falta de resposta na execução de uma tarefa bem simples.

As pessoas podem ter problemas na memória e no raciocínio, se a área afetada for a responsável em preservar lembranças.

Nosso cérebro apresenta diversas áreas, parecidas com um mapa. Nesse mapa são estabelecidas as áreas que são responsáveis por determinadas funções.

 

Cérebro humano comparado a um mapa
Cérebro humano comparado a um mapa

Nossas memórias são guardadas em uma espécie de diários, existem áreas que são responsáveis pelo nosso aprendizado, como aprender a tocar um novo instrumento, aprender a andar de bicicleta, aprender a interpretar que a gente está lendo. Concluimos então, que dependendo  da área que é prejudicada, a pessoa pode ter um problema de memória, raciocínio e/ou de compreensão.

Perda de Memória e esquecimento após o AVC
Perda de Memória e esquecimento após o AVC

 


Isso é Alzheimer?

Esta é  uma dúvida bastante comum, principalmente formulada pelos  familiares.  Quando o paciente com AVC tem algum problema de memória, é comum o familiar achar que ele está desenvolvendo uma demência de Alzheimer.

Nem todo esquecimento é Alzheimer, nem todo problema de memória é uma demência.  O Alzheimer, que é uma das demências mais frequentes, começa de uma forma diferente,  normalmente se  inicia de forma lenta. A perda de memória, é geralmente para fatos recentes do cotidiano do paciente, essa situação progride e piora dia após dia, anos após anos.

 No caso do AVC, o comprometimento da memória, do raciocínio acontece subitamente, de uma forma aguda.  Assim como a pessoa que sofreu AVC pode ficar sem sentir um lado do corpo, ele também pode perder a memória repentinamente.  

Esquecimento após o Acidente Vascular Cerebral - AVC
Esquecimento após o Acidente Vascular Cerebral - AVC

Importante ressaltar que toda perda de memória deve ser avaliada por um médico, porque essas diferenças aqui mencionadas  são importantes, mas existem pessoas que tiveram AVC e se queixam de perda de memória progressiva.

Os mesmos fatores de risco para o AVC (hipertensão, diabetes, obesidade) também podem levar ao envelhecimento do cérebro, ocasionados por pequenas alterações nos vasos sanguíneos do cérebro, pequenas isquemias, gerando problemas com a memória.


Toda perda de memória é uma demência?

Comprometimento de memória do AVC não deve ser confundido com  Alzheimer. Porém, a pessoa pode ter demência vascular, que é a alteração de memória ocasionada pelo AVC.

A palavra demência é utilizada para  pessoa que não consegue mais ser responsável pela própria vida, ou seja, quando  o comprometimento relacionado ao raciocínio, memória, execução de  tarefas ,  chegam a comprometer as  atividades de vida diária. A pessoa fica dependente de alguém que executa as atividades para ele. 


O que é cognição?

Podemos dizer que cognição é o que nos torna humanos, envolvendo todo processo de captar informações; prestar atenção no que está sendo falado, em uma  palestra ou aula, por exemplo, para a compreensão  e interpretação da  informação.

Caso exista alguma falha em algum ponto desse trajeto, seja pequena ou  muito importante; ela terá  diferentes nomenclaturas. No caso do AVC, pode existir incapacidade do indivíduo exercer atividades que antes do AVC era habitual e simples, como escrever, ler, etc. Essa incapacidade pode ser ocasionada pela perda da força do braço, mas também por problemas cognitivos. Outro exemplo: a pessoa não consegue mais ligar a televisão, porque não consegue identificar que o controle remoto é um objeto responsável por ligar a TV quando apontado para ela.   

  

Minha memória pode piorar, após eu ter tido um AVC?

A resposta é  sim; a memória pode piorar ao longo dos anos,  mesmo após muito tempo da ocorrência do AVC.  Existem dois fatores principais para isso:

1.    Infelizmente existem   pessoas que não fazem acompanhamento médico, para o tratamento adequado após o AVC. Sabemos que o AVC recorrente é relativamente normal, infelizmente quando alguém teve um AVC,  a chance de acontecer uma outra vez é real .  O neurologista deve fazer o acompanhamento para identificar o motivo do AVC, e  tratar a causa, prevenindo assim a ocorrência de outros eventos.  A cada novo AVC, mais áreas do cérebro serão danificadas e possivelmente as responsáveis pela memória e raciocínio.

2.    O segundo fator é o envelhecimento, o próprio envelhecimento cerebral, ou algumas doenças consideradas degenerativas como  Alzheimer, que quando associadas ao AVC podem ocasionar piora do quadro. É importante que esses pacientes sejam avaliados, porque a memória pode  piorar, depois de um primeiro AVC. 

Esquecimento após o AVC
Esquecimento após o AVC


A perda de memória, após o AVC tem tratamento?

O medico irá identificar quais as alterações e sua relação com AVC  e  indicar o tratamento para esses sintomas. Existem algumas medicações capazes de  estimular o raciocínio e melhorar a memória. Um dos fatores que o médico irá avaliar é a causa do problema. Uma pessoa com dor no ombro que perdeu o movimento, por exemplo, em decorrência desta dor, ela tem um sono bastante prejudicado,  não consegue dormir como deveria... Como ela não  dorme adequadamente,    no dia seguinte não acorda bem, passa o dia cansada, fadigada, com sono ,  e este  sono terá como uma das consequências o fato dela não prestar  atenção ao que está acontecendo em seu redor.  

A atenção é a primeira etapa para formação das nossas memórias, se o indivíduo não prestar atenção no que está sendo falado, ou nas outras formas de comunicação  - como  vídeos , programas de  televisão,  não vai memorizar. Dessa forma, o profissional vai  tratar as possíveis causas, (como humor deprimido, choro fácil, depressão, dores, insônia) que podem estar relacionadas ao comprometimento da  memória.


Neuropsicologia

 A terapia de  reabilitação, feita pelo neuropsicólogo, funciona como uma forma de treino cerebral para a pessoa que teve o AVC. O médico pode solicitar uma  bateria de testes, com o objetivo de demonstrar qual  a parte cognitiva prejudicada, que pode ser a memória, o raciocínio, habilidade de executar tarefas. A reabilitação feita por esses profissionais ajudam bastante na recuperação do AVC

Dicas para a perda de memória
Dicas para a perda de memória

 Para imprimir o arquivo em pdf, clique abaixo:



Neurologista fala sobre esquecimento e perda de memória no Acidente VAscular Cerebral - AVC

Este vídeo faz parte da palestra da SEMANA AÇÃO AVC (evento destinado a pacientes e familiares de AVC, promovido pela Associação AÇÃO AVC), proferida pela Dra Leticia Januzi