Pacientes e familiares » Prevenção do AVC »

O QUE É DIABETES?

Diabetes - Um dos fatores de Risco do AVC

27/08/2022



O QUE É DIABETES?


O diabetes é uma doença crônica que se caracteriza por um aumento da glicose no sangue, ou seja, é uma condição que faz com que o açúcar no sangue aumente.  

Assista o vídeo da Dra. Arina Tavares, sobre o assunto:

A glicose é o combustível de todas as nossas células e na pessoa que tem diabetes,  as células não conseguem usar esse combustível,  seja porque o seu organismo não produz a insulina, seja porque a insulina não consegue agir corretamente no corpo, o que é  classificado como resistência insulínica. 

Insulina
Insulina


A persistente elevação da glicose no sangue, está associada a complicações crônicas que aumentam a mortalidade e podem diminuir a qualidade de vida desse indivíduo,  por isso a importância do diagnóstico e do tratamento adequado.


Como o diabetes de desenvolve
Como o diabetes de desenvolve

Existem basicamente três tipos de diabetes:

 

  • Diabetes tipo1
  • Diabetes tipo 2
  • Diabetes gestacional

*************************************************************************************************************

" Diabetes tipo 1"

 

Esse tipo de diabetes também é conhecido como dependente de insulina. Aqueles com diabetes tipo 1 devem tomar medicamentos diariamente. Isso compensa quantidades insuficientes de insulina, um hormônio necessário para converter a glicose no sangue em energia para o corpo.

Anteriormente, o diabetes tipo 1 era conhecido como diabetes juvenil porque geralmente é diagnosticado em crianças e adultos jovens. No entanto, esta doença crônica ao longo da vida pode ocorrer em qualquer idade. Aqueles com histórico familiar de diabetes tipo 1 têm maior risco de contrair a doença.

Durante o desenvolvimento do diabetes tipo 1, o sistema imunológico do corpo ataca certas células (chamadas células beta) no pâncreas.Uma vez que essas células são destruídas, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina; portanto, a glicose permanece no sangue. E quando há muita glicose no sangue, especialmente por períodos prolongados, todos os sistemas orgânicos do corpo sofrem danos a longo prazo

Fonte: Associação Americana de AVC

****************************************************************************************************************************** 

Diabetes e o risco de AVC
Diabetes e o risco de AVC

Quando falamos sobre o diabetes tipo 2,  que é relacionado à resistência insulínica, causada muitas vezes pela obesidade,  sabemos que é possível prevenir com mudanças de hábitos:  evitando o álcool,  tabaco e o sedentarismo,  assim como a prática regular de atividade física e uma alimentação saudável.

************************************************************************************************************************

O Diabetes tipo 2 é a forma mais comum de diabetes. Historicamente, o diabetes tipo 2 foi diagnosticado principalmente em adultos.

Porém, adolescentes e adultos jovens estão desenvolvendo diabetes tipo 2 a um ritmo alarmante devido às altas taxas de obesidade e inatividade física - fatores de risco para o diabetes tipo 2.

Este tipo de diabetes pode ocorrer quando:

•          O corpo desenvolve "resistência à insulina" e não pode usar eficientemente a insulina que produz.

•          O pâncreas perde gradualmente sua capacidade de produzir insulina.

De uma forma branda, esse tipo de diabetes pode não ser diagnosticado por muitos anos. Isso é motivo de preocupação, uma vez que o diabetes não tratado pode levar a muitos problemas médicos graves , incluindo doenças cardiovasculares.

Fonte: Associação Americana de AVC

**************************************************************************************************************************


O pré-diabetes é um estado de risco para o aparecimento de diabetes tipo 2.

 

Pré-diabetes

Pré-diabetes significa que seus níveis de açúcar no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não ultrapassaram o limiar de um diagnóstico de diabetes.

Segundo a Associação Americana de Diabetes,  este  é definido quando a valores de Glicemia em jejum está  entre 100 e 125 miligramas por decilitro.

 A glicemia medida duas horas após a ingestão 75g de glicose entre 140 e 199 ou a hemoglobina glicada entre 5,7 e 6,4 %.

Esses valores aumentam significativamente o risco de progressão para diabetes,  principalmente em pessoas obesas,  sedentárias e com histórico familiar positiva.  

 Os valores acima desses mencionados,  são critérios diagnósticos para o diabetes.


***************************************************************************************************************************

Resistência a insulina

A resistência à insulina é uma condição que afeta mais de 60 milhões de americanos. Ocorre quando o corpo produz insulina, mas não a utiliza com eficiência. Isso significa que a glicose se acumula na corrente sanguínea em vez de ser usada pelas células.

Para compensar os altos níveis de açúcar no sangue, as células produtoras de insulina no pâncreas liberam mais e mais insulina para tentar manter os níveis normais de açúcar no sangue. Gradualmente, essas células não conseguem atender à necessidade de insulina do organismo. Como conseqüência, os níveis de açúcar no sangue começam a subir.

Quando um indivíduo em jejum tem muita glicose no sangue (hiperglicemia) ou muita insulina no sangue (hiperinsulinemia), essa pessoa pode ter resistência à insulina.

Fonte: Associação Americana de AVC

 **************************************************************************************************************************


O diabetes tipo 2 é uma doença muitas vezes silenciosa,  mas quando apresenta sintomas, pode ser:  sede, excesso de urina,  desidratação,  fome excessiva,  cansaço,  perda de  peso inexplicada ou visão embaçada.

 

Converse com seu médico,  se você tem indicação de realizar os exames e tenha sempre hábitos saudáveis para prevenir não só o diabetes tipo 2,  como outras doenças.


Dra. Arina Tavares de Souza Matos -

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Residência médica em Clínica Médica pela UFMS -

Residência médica em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) -