Pacientes e familiares » Prevenção do AVC »

A importância das fibras

Como o consumo das fibras pode prevenir o AVC

23/05/2023

Este tema foi escolhido, exatamente porque, é no dia-a-dia, dentro de casa que o paciente e a família se deparam com as dificuldades e os desafios causados pelas limitações que acompanham o AVC.

A nutricionista Ariana Pereira fala sobre a importância das fibras como prevenção do AVC.


Você sabia que pode reduzir seu apetite - e sua frustração com os esforços de perda de peso - aumentando a quantidade de fibra que você come?

Alimentos ricos em fibras podem ajudar a perder peso, ajudando-o a se sentir satisfeito com menos calorias. 

Uma dieta de alimentos com baixas calorias e atividade física regular é a melhor estratégia para alcançar uma vida saudável.

As fibras constituem um importante grupo de alimentos que podemos encontrar nas frutas, verduras e cereais integrais. Só consumimos fibras se comermos esses grupos de alimentos, Se substituímos esses alimentos na nossa alimentação não consumimos a quantidade ideal de fibras.  

Hoje nossa dieta, é comum ser totalmente feita de massa branca, sem frutas e vegetais, o que causa alterações em nossa taxa metabólica, como por exemplo: colesterol e diabetes eventualmente aumentam.


Por que fibra?

Porque a fibra ela é importantíssima tanto para o metabolismo de carboidratos, dos açúcares, lipídios, que são as gorduras que consumimos, seja ela de fonte animal ou vegetal.


A colher sobre a fome e satisfação


Fibra e saciedade - alimentação preventiva de AVC

Alimentos ricos em fibras geralmente exigem mais mastigação e podem levar mais tempo para o seu estômago digerir. Isso pode ajudar seu corpo a reconhecer que está cheio antes de começar a comer mais alimentos. Dietas ricas em grãos integrais e fibras têm sido associadas a dietas de melhor qualidade e menor risco de doenças cardiovasculares.

Frutas, legumes, feijão, grãos integrais e verduras são algumas das suas melhores apostas para alimentos ricos em fibras. Comer uma variedade de frutas e legumes pode ajudar a controlar seu peso e colesterol. 


Substituições inteligentes

São substituições inteligentes que todos podemos fazer no nosso dia a dia e não é tão restritivo. Substituição não é dieta e isso vai trazer mais saúde e menos riscos de AVC.

Uma de nossas escolhas diárias é trocar o óleo de soja pelo azeite de oliva, uma gordura saudável e rica em ômega 3, que auxiliam na prevenção de doenças cardíacas e na prevenção da elevação do colesterol, o ômega 3 é muito importante no metabolismo de carboidratos e lipídios.

Outra opção é não usar margarina, deixar de fora da alimentação e do dia a dia e, substituir por manteiga, se você não tem problema de colesterol alto ou problema de lactose, pode fazer essa substituição inteligente.

Outra substituição é trocar o arroz branco pelo integral, isso vai fazer com que você consuma mais fibras e na hora da sua refeição você não vai colocar tanto arroz, pois o arroz integral gera uma maior saciedade e isso faz com que seja consumido menos carboidratos e, esse carboidratos com uma maior e melhor qualidade.  

Então a importância das fibras para a prevenção do AVC é a importância do metabolismo, quando comemos mais fibras, absorvemos menos gordura e açúcar. Como consequência, nossas refeições serão mais ricas em frutas, verduras e legumes, assim nos alimentando de forma mais saudável estamos prevenindo doenças como: diabetes, pressão alta, colesterol alto, que são os principais contribuintes para o AVC.

Portanto, desperte para a importância de consumir  frutas, vegetais e fibras em todas as refeições, todos os dias.


Fontes:

https://www.stroke.org/en/healthy-living/healthy-eating/losing-weight/fiber-up-slim-down

Ariane Pereira - Nutricionista