Pacientes e familiares » Cuidadores e Familiares de AVC »

A importância do lazer para a saúde da família

O lazer na família envolvida com o AVC

23/01/2023



A psicóloga Maria de Lourdes fala sobre a importância do lazer para a saúde da família envolvida com  o AVC. 

Este tema foi escolhido porque o lazer por si só melhora a saúde, alivia o estresse, melhora a autoestima, dá a oportunidade de conhecer pessoas com os mesmos objetivos, melhora o humor, relaxa dos problemas diários e do trabalho.

Confira o video com a psicóloga:


 


O lazer na família envolvida com o AVC


Lazer é o sinônimo de ócio, é o tempo livre de que dispõe uma pessoa. Trata-se dos momentos em que não se trabalha ou pelo menos não de forma obrigatória.

 Lazer é um tempo recreativo que o indivíduo pode organizar e usar da forma como lhe couber, da forma como lhe for conveniente. O lazer não só exclui as obrigações laborais, mas também o tempo disponível para satisfazer as necessidades básicas, como comer e dormir.

 Importante ressaltar que a convivência na família é fundamental para o indivíduo moldar sua personalidade e iniciar a vida em sociedade.


O que é uma família segundo a OMS?

 

A Organização Mundial Saúde (OMS) define a família como o contexto de promoção da saúde e redução da doença, onde desde que nascem, os indivíduos desenvolvem crenças e comportamentos de saúde.

Vale lembrar da importância que a família nos traz, pois é o primeiro ambiente no qual compartilhamos nossas alegrias,brigas e nossas decepções. Na família também aprendemos a ceder, aprendemos a negociar, apresentar nossos pontos de vista, ou seja, o ambiente familiar contribui para que cada um possa defender  o seu jeito de ser e por isso merece um novo olhar que promova o bem-estar.

Convivência familiar
Convivência familiar


Mantenha o foco em atividades que lhe façam bem

 

Se você tem dores crônicas, em um determinado membro do seu corpo, que interfere seu bem-estar, e todas as vezes que você programa uma viagem, um encontro com as amigas, um encontro no café, uma atividade, ou um trabalho prazeroso as dores somem, você esquece das dores, pois o seu foco está naquele momento de alegria, naquele momento motivacional, e isso acontece com a maioria das pessoas.

 Quando você visita um amigo ou um paciente no hospital e ele se encontra triste e você chega alegre, feliz, você acaba transmitindo a sua alegria para a pessoa e isso é comprovado.

 O lazer contribui para o desenvolvimento social do ser humano, que também contribui para o desenvolvimento das amizades, e da confiança em si mesmo.

 

Celular em família
Celular em família


As circunstâncias atuais na vida das pessoas, tem feito do lazer um ato cada vez menos frequente no ambiente familiar. Tornou-se hábito as pessoas se ocuparem com as redes sociais, deixando de aproveitar a presença da família e amigos em atividades prazerosas de lazer.

Ressaltamos a  importância que as redes sociais têm no mundo atual. O que seria de nós sem as redes sociais? O que seria do mundo sem as redes sociais? As redes sociais têm a sua importância.

 Mas o lazer estimula a liberação do hormônio chamado endorfina que ajuda a diminuir o estresse.

Existem muitas atividades de lazer acessíveis a toda e qualquer pessoa, independente de sua classe social e nem sempre requer recursos financeiros.


Estudos apontam que o lazer promove:

 

●      Fortalecimento dos laços familiares;

●      Melhoria na saúde;

●      Diminuição  do estresse;

●      Melhoria  da autoestima;

●      Oportunidade de conhecer pessoas com os mesmos objetivos;

●      Melhoria  do humor;

●      Relaxamento dos problemas diários e do trabalho;

●       Melhoria na relação do casal;

●      Ampliação da visão de sociedade.

  

Veja algumas sugestões de lazer em família  e que contribuem para o bem-estar.

 

●      Jogos tradicionais (dominó, baralho, xadrez, damas),

●      Alimentar animais

●      Cuidar das plantas ou do jardim,

●      Dançar,

●      Ouvir músicas preferidas,

●      Cantar,

●      Receber amigos e familiares

●      Caminhar

●      Ir à praia ou olhar o mar,

●      Sentir a natureza,

●      Fazer piquenique,

●      Ir ao cinema, ou trazer o cinema para sua casa com direito a pipoca

●      Ler um bom livro


Diversão em família
Diversão em família

As atividades de lazer devem ser constantemente apresentadas para os familiares  em tratamento ou recuperação, isso é de fundamental importância.

Tais atividades podem ser adaptadas aos interesses e necessidades do familiar que está acamado, ou se recuperando do AVC,  a fim de contribuir com a sua recuperação, já que essas atividades estimulam o engajamento do paciente quanto ao tratamento e atividades em geral.

 Essas atividades podem ser feitas ao ar livre ou em local fechado, o importante é que o local proporciona um relaxamento e conforto.

 Sempre buscar um ambiente onde a pessoa se sinta confortável de todas as formas, em caso de AVC é fundamental suporte prático, emocional e social em casa e na comunidade.


Elementos que podem trazer felicidade às pessoas

 

A neurociência comprova que é possível reaprender capacidades e habilidades para se adaptar a algumas situações causadas pelo AVC.

 Quantos aspectos positivos carrega o ambiente que  é contaminado com as forças das virtudes (como vemos na psicologia positiva),  que é comprovada cientificamente.

 Quando a família é  contagiada com  virtudes como: tolerância, respeito, humor, paciência, criatividade, e muito amor - com certeza os resultados são mais eficazes e  mais felizes.

 Então vamos trazer o lazer para nossa vida, vamos contaminar o mundo a nossa volta de lazer, é uma proposta.


Dicas para as famílias envolvidas com o AVC
Dicas para as famílias envolvidas com o AVC

 As demandas exigidas para  uma família afetada com o AVC podem afetar todos os membros. É por isso que alguns hábitos são recomendados, pois permitem que você tenha tempo e energia para si mesmo.

●      Separe um tempo só para si. Energize-se com exercícios, como meditação, oração e brincadeira.Intervalos como 5 a  10 minutos podem ajudar.

●      Respire. A respiração profunda ajuda a restaurar o bem estar físico, mental, emocional e espiritual. Quando estamos aborrecidos, nossa  respiração é superficial, restrita e rápida, mas quando  calmos, a respiração é mais profunda, lenta e  relaxada, que pode liberar a tensão emocional e acalmar a mente. Tente respirar consciente e profundamente quando você espera no telefone, está tenso, parar em sinal vermelho no trânsito, está aguardando na consulta médica ou na fila.

●      Mantenha um diário de gratidão. Todos os dias, escreva de três a cinco coisas pelas quais você é grato. Você fará um inventário de tudo o que tem - em vez do que não possui. Encontre um horário conveniente para fazer isso, como por exemplo o jantar em família.

 

 Bibliografia:

●      Organização Mundial Saúde (OMS) bvsms.saude.gov.br

●      https://conceito.de/lazer

●     •Militão e Rose - Só coisas Boas

●     •Amorim, Tânia Nobre – Vivendo e Aprendendo – UFPE

●     https://blog.viajarfazbem.com/lazer-em-familia/


Maria de Lourdes Amorim - Psicóloga
Maria de Lourdes Amorim - Psicóloga


*Este vídeo faz parte da programação da II SEMANA AÇÃO AVC - com o tema AVC - UMA DOENÇA DA FAMÍLIA  (evento destinado a pacientes e familiares de AVC, promovido pela Associação AÇÃO AVC).