Pacientes e familiares » Vida após o AVC » Rotina após AVC

COMO ORGANIZAR A ROTINA DIÁRIA APÓS O AVC

Planejamento da rotina e a vida funcional após o AVC

27/04/2021


A ROTINA DIÁRIA APÓS O AVC


O Acidente Vascular Cerebral é um mal súbito. Dessa forma, ao receber alta hospitalar pacientes e familiares se deparam com uma nova rotina de vida.

Para falarmos sobre planejamento de rotina e vida funcional após o AVC,  é importante primeiramente  perceber alguns pontos que já faziam parte da rotina de vida anterior ao  AVC.



As  3 grandes áreas de desempenho ocupacional:

Autocuidado - funções relacionadas a alimentação, vestuário e higiene.

Produtividade - relacionada ao trabalho remunerado ou não, tarefas de casa, estudar.

Lazer – Recreação, socialização

Quando se fala sobre a realidade de um paciente que sofreu AVC e volta pra casa,  vale lembrar a situação do  familiar que vai receber quem saiu de casa sem sequelas e retorna com algumas limitações relacionadas ao cotidiano.

O cotidiano (desempenho ocupacional)  está relacionado a tudo aquilo que nos realizamos desde o momento que nos acordamos, ao momento em que nos vamos dormir. 

A rotina após o AVC
A rotina após o AVC

Essas habilidades, dentre elas o autocuidado, são imprescindíveis para a continuidade da nossa manutenção vital, que resulta e boa saúde.

Ressaltamos que Saúde não é só a ausência de doenças, mas o bem-estar físico. O  fato de cada um poder cuidar do seu próprio corpo está relacionado à saúde intelectual, mental e física.

Quando consideramos esta rotina, o primeiro passo é promover pouco a pouco os hábitos rotineiros do indivíduo; planejar atividades, com habilidades que norteiem esse processo,  objetivando a  organização do tempo e espaço, chamada de organização têmporo-espacial.

Para esta tarefa, são utilizados alguns utensílios do dia a dia, que podem ser confeccionados para atender as necessidades específicas daquela pessoa.

O Planejamento da readequação das atividades de vida diária, é função do terapeuta ocupacional (TO). Para a realização desta atividade, é  necessário que o ambiente  em que a pessoa esteja inserida traga informações necessárias. Por exemplo: as janelas precisam estar abertas, para que a informação do meio externo possa sinalizar se é dia, noite ou se está entardecendo.

Esses elementos são chamados de sinalizadores e reforçadores da dinâmica da organização de tempo/espaço.


USO DE CALENDÁRIOS 


A implementação de calendários ajuda muito nessa orientação da localização da data atual.  Para isso, podem ser utilizados calendários prontos impressos ou adaptações para que o próprio paciente alimente o calendário. 

Os familiares podem contribuir no trabalho de funcionalidade da pessoa que sofreu o AVC, como exemplo temos esse calendário e seu preenchimento.  Por exemplo: se a pessoa não consegue preencher, mas consegue verbalizar a data, o cuidador pode preencher. Importante que a participação do paciente seja da forma que ele consegue interagir, dentro de suas limitações. Se ele consegue escrever, se ele consegue escolher um adesivo para inserir no calendário ou se ele apenas consegue verbalizar.

Toda evolução, por mínima que seja, contribui para a reabilitação,  no retorno da vida funcional.

Calendário para a rotina após o AVC
Calendário para a rotina após o AVC

 

ROTINA  

Importante a definição de rotina na vida da pessoa que sofreu o AVC.  Definir horários pré estabelecidos, para as refeições,  medicações,  atividades relacionadas a reabilitação. Uma forma de estimular essa rotina, é colocar um cronograma, uma agenda, no campo visual do paciente, para que ele mesmo acompanhe os horários. Dessa forma, ele espera a chegada do terapeuta, acompanha a medicação ou se prepara para atividades externas, como um exame por exemplo. Dessa forma, ele compreende o que esta acontecendo no ambiente.

Muitas vezes a pessoa que teve AVC fica  com alguma sequela relativa  à cognição,  memória, linguagem, e esse sinalizadores são indispensáveis para a recuperação.

 

ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA 


São as atividades   do nosso cotidiano:      Alimentação,  higiene,  vestuário - Nesse sentido, é importante avaliar se  os utensílios  estão apropriados com a necessidade neuromuscular e sensorial da pessoa.  (talheres, pratos, copos).

 Muitos familiares tem receio de deixar o paciente que sofreu um AVC realizar suas atividades. A crença do “eu vou fazer por ele” é prejudicial.  Obviamente, as  orientações terapêuticas, clínicas e cirúrgicas são indispensáveis e  importantíssimas, porém o terapeuta ocupacional, mediante  avaliação realiza  um pano terapêutico para ser implementado. E nessa rotina, a participação efetiva daquele que sofreu o AVC é fundamental para sua reabilitação.

Se a mão direita que está sem força, sem a movimentação adequada, de forma que a pessoa  não consiga  levar  o copo à boca,  uma das atividades que ela pode fazer com essa mão é usa-la como apoio, como reforço de informação sensorial para que o seu organismo  e o seu sistema nervoso central entenda que esse membro  está em atividade. Esse treino  e a assistência é realizada e supervisionada  pelo  TO, que usa o membro mais dominante como suporte de descarga de peso, utilizando a mão com movimento para a refeição.

O terapeuta ocupacional é o profissional que vai trabalhar as atividades de vida diária, o treino dessas atividades, a supervisão desse treino, construindo as adaptações necessárias. Orienta  a família na execução dessas atividades, quando ele não está.

 A vida funcional é trabalhada durante o processo de reabilitação, desde o momento em que o paciente está hospitalizado, as vezes até no ambiente de unidade de terapia intensiva. No seu  domicilio, para estimular  as atividades  relacionadas ao trabalho, ao lazer e à mobilidade, com a utilização de utensílios de tecnologia assistiva, ou adaptados. O importante é que a vida funcional seja trabalhada.

 O paciente pós AVC precisa ser visto como alguém capaz, mesmo com a existência de  algumas limitações.  O estabelecimento da rotina, de um novo planejamento, é essencial para que aja uma adaptação comportamental, neurológica, ambiental. Dessa forma, possibilita que a pessoa que sofreu o AVC consiga aos poucos, retomar as atividades rotineiras de antes do AVC, até a inserção desse individuo no meio externo, no trabalho, nas atividades de lazer e nos demais repertórios de atividades que façam parte do contexto desse indivíduo.  


CALENDÁRIO PARA IMPRIMIR:

Terapeuta ocupacional fala sobre a rotina e atividades após AVC - Acidente Vascular cerebral

Este vídeo faz parte da palestra da SEMANA AÇÃO AVC (evento destinado a pacientes e familiares de AVC, promovido pela Associação AÇÃO AVC), proferida por Rodrigo Rodrigues