Pacientes e familiares » Vida após o AVC » Rotina após AVC

COMO ESCOVAR OS DENTES APÓS O AVC

Cuidados Pessoais Pós AVC 3/5

14/12/2020

COMO ESCOVAR OS DENTES APÓS O AVC


Escovar os dentes parece um ato simples, mas para quem tem um lado comprometido, essa tarefa necessita de alguns cuidados e treinamentos para que possa ser feita pela própria pessoa que sofreu o AVC. Confira as dicas para escovação dos dentes, dentaduras e como abrir as pastas de dentes, pelo TO José Gutembergue.


 

Se você só consegue movimentar uma mão, siga os passos seguintes:

  • Para abrir a pasta, segure-a com os 3 últimos dedos, e com o polegar e o indicador vá rodando a tampa até abri-la.
  • Coloque devagar a pasta na escova que deve estar apoiada na pia. Normalmente a escova vira e para que isto não aconteça, tente alguma estratégia para mantê-la apoiada. Um encaixe de ferrolho fixado na pia pode ajudar a manter a escova firme enquanto a pasta é colocada.
  • Se você usa dentadura ou prótese dentária, uma dica é fixar uma pequena escova de mão na pia, através de ventosas coladas na escova. Assim você pode colocar creme dental na escova e escovar e limpar a dentadura.
Checklist COMO ESCOVAR OS DENTES APÓS O AVC
Checklist COMO ESCOVAR OS DENTES APÓS O AVC

DICAS IMPORTANTES:

 

Abrir recipientes com tampa em rosca usando só uma mão é uma tarefa um pouco difícil no início, mas que com treino se tornará fácil. Alguns cremes dentais abrem a tampa de um jeito mais fácil, com encaixe ao invés de rosca.

 

 Este vídeo faz parte da palestra da SEMANA AÇÃO AVC (evento destinado a pacientes e familiares de AVC, promovido pela Associação AÇÃO AVC, proferida pelo Terapeuta Ocupacional, José Gutembergue de Vasconcelos Bezerra.


Assista também:

 

1/5 –Como vestir uma  camisa

2/5 – Como Cortar as unhas após o AVC

4/5 – Como calçar os sapatos ou tenis após o AVC

5/5 – Como vestir a camiseta após o AVC

Superação e o AVC
Superação e o AVC