Pacientes e familiares » Vida após o AVC » O Emocional

FATORES COGNITIVOS E EMOCIONAIS APÓS O AVC

Efeitos emocionais e comportamentais do AVC

06/05/2021



Limitações emocionais na recuperação do AVC

- Desafios - 


Alterações emocionais, cognitivas e comportamentais são comuns para quem sofreu um acidente vascular cerebral, o AVC. 

A estrutura do cérebro é bastante complexa e singular, mas também é muito plástico, ou seja, capaz de se recuperar, de se refazer.

Cada um que sofreu o AVC terá o seu próprio processo, que é único,  como uma impressão digital, que  é o resultado da interação entre o cérebro, corpo, emoções,  experiências e  treinos. 

Tudo o que envolve o cérebro está em constante processo de mudança, essa é uma das razões pela qual afirmamos que CADA UM DE NÓS PODE UM POUCO MAIS. Cada processo é individualizado, cada pessoa tem seus comprometimentos pós AVC, mas o que todos nós temos em comum é que sempre podemos dar um passo a mais na recuperação após o Acidente Vascular Cerebral.



Aspectos emocionais, físicos e cognitivos no pós AVC
Aspectos emocionais, físicos e cognitivos no pós AVC


Cada pessoa que passou pela experiência do AVC, tem a oportunidade de aprender com a própria vivência e trajetória de reabilitação. Prestar atenção em suas emoções, nos seus sentimentos, no que a movimenta e a incentiva na direção de suas metas e objetivos ou o que trás brilho nos olhos novamente, esses são fatores de suma importância para viver bem e para  recuperação e reabilitação do Acidente Vascular Cerebral.

As emoções são propulsoras de novos caminhos e  de novas rotas cerebrais. O relacionamento é um aspecto importante na reabilitação do pós AVC; conversar com outras pessoas, com o cônjuge ou companheiro(a), com os amigos, com a equipe de profissionais da saúde que acompanham e com os cuidadores faz bem.


O relacionamento na recuperação do AVC
O relacionamento na recuperação do AVC


Vamos destacar algumas competências emocionais, que podem ser trabalhadas no processo de reabilitação após um acidente vascular cerebral:


Perdão e o auto perdão 

Uma situação abrupta e limitante como é o AVC, muitas vezes vem acompanhada do sentimento de  culpa, seja em si mesmo, seja em relação aos outros, ou a culpa se direciona para Deus, ou para o mundo. Libertar-se dessa energia e desses pensamentos nocivos, é abrir portas para se recuperar e  se refazer.

Aspectos emocionais na reabilitação do AVC - Perdão e Culpa
Aspectos emocionais na reabilitação do AVC - Perdão e Culpa


Após um AVC, existem mudanças emocionais e comportamentais, pois o acidente vascular cerebral afeta o cérebro, que controla nosso comportamento e emoções. Você ou seu ente querido podem apresentar irritabilidade, esquecimento, descuido ou confusão. Sentimentos de raiva, ansiedade ou depressão também são comuns.


Empatia

A empatia consigo mesmo e empatia com o outro. Empatia é colocar-se no lugar do outro, é um novo olhar para o próximo e para as situações que atingem o indivíduo. Dessa forma, o olhar  para o outro e a percepção de que ele está em situação pior e precisa de ajuda, faz a pessoa sair do campo de seus próprios problemas, ampliando a capacidade de ver, ampliando seus recursos e a sua intuição.


Empatia - Reabilitação do AVC
Empatia - Reabilitação do AVC


Intuição

A intuição não é instinto, não é  algo que não seja passivo de ser treinado;  a intuição carrega fatores emocionais e cognitivos. Para ser intuitivo, o indivíduo tem que saber sobre alguma coisa. Dessa forma, a pessoa que sofreu o Acidente vascular cerebral aprendeu  muitas coisas antes do evento do AVC. Esse aprendizado permanece dentro de cada um, mesmo que após o AVC isso se apresente de forma desorganizada, mas vai poder contribuir para o processo de reconstrução.


 Perseverança

 Perseverança é diferente de  persistência. Na persistência, a pessoa quer chegar em um resultado diferente do que o atual, mas continua fazendo as mesmas coisas e usando as mesmas estratégias, sem mudar a rota ou alterar a proposição. Na perseverança, existe flexibilidade, porque o individuo encontra diferentes soluções para atingir o resultado almejado.


Intuição e Perseverança na reabilitação do AVC
Intuição e Perseverança na reabilitação do AVC


Frustrações 

Quem nunca experimentou essa emoção?  Principalmente para  a pessoa que sofreu um AVC, pois fica ainda mais evidente a situação pela qual se espera um resultado e ele  não acontece. A frustração faz parte do cérebro e cada um tem seus recursos para superar. Quem vive o pós AVC sabe exatamente o significado de frustrações, viver com limitações repentinas, frustração de não poder caminhar, falar, pensar ou organizar os pensamentos. Mudar a régua de expectativas é fundamental. Quem sofreu o AVC tinha projetos que ficaram inacabados, as expectativas mudam após o AVC e a pessoa tem que se reorganizar, colocando a Esperança no lugar das expectativas anteriores.


Frustração na reabilitação do Acidente Vascular Cerebral
Frustração na reabilitação do Acidente Vascular Cerebral

 

É importante no pós AVC, viver um dia por vez, pensar nas situações que podem ser feitas neste momento, o que pode AGORA. Conectar-se com o que é prioridade, com o que é possível fazer no momento presente... e treinar. Escolher dentro das prioridades o que é preciso de treino, e treinar incansavelmente.


 

Conectar-se com Deus ou com uma força superior, independente do que signifique a palavra ou o conceito para cada um, tem muita importância,  pois a  é uma competência emocional que beneficia muito o cérebro. Como o Acidente Vascular Cerebral afeta o cérebro, a maior compreensão do  cérebro, ajudará na superação dos obstáculos e das limitações impostas pelo AVC.


Resiliência 

É a capacidade de aceitar o que ainda não se consegue realizar e fazer o que pode ser feito agora. Aceitar e buscar a gratidão. Adquirir o hábito de agradecer as situações boas que acontecem no nosso dia a dia. Procurar aquilo que é bom e agradecer. Esta prática ajuda no bom funcionamento cerebral.


A importância da fé e da resiliência na recuperação do AVC
A importância da fé e da resiliência na recuperação do AVC

 


Parece fácil colocar em prática essas competências descritas acima, mas não é. Porém o que não é fácil fortalece e  ensina. A experiência da reabilitação do AVC permite a descoberta de novos talentos internos, proporcionará conhecer pessoas novas, pessoas que vivenciam a mesma situação e as mesmas dificuldades, pessoas com que se aprende e isso torna o indivíduo mais humano, mais solidário e ainda mais sábio.

As emoções podem ser comparadas ao  cimento que cola os tijolos da  reconstrução do indivíduo, passar por um AVC é viver um terremoto pessoal, pois as vida se torna muito diferente subitamente. Comparando com o momento de pandemia que o mundo está vivendo em 2020 e 2021, podemos afirmar que o AVC é viver uma “pandemia individual”.  A boa notícia é que muitos desses problemas e limitações resultantes de um AVC tendem a melhorar com o tempo. Da mesma forma, as mudanças comportamentais e emocionais também tendem a evoluir. O tempo está a seu favor!!!!!!


Adriana Fóz sobre a Cura do Cérebro

Este vídeo faz parte da palestra da SEMANA AÇÃO AVC (evento destinado a pacientes e familiares de AVC, promovido pela Associação AÇÃO AVC, proferida por Adriana Fóz.