RELEASE - EXPOSIÇÃO HISTÓRIAS QUE INSPIRAM

29 de Outubro - Dia Mundial do AVC

26/10/2021
Título da imagem

Associação Ação AVC realiza exposição em alusão ao Dia Mundial do AVC, no Maceió Shopping

 

I Exposição Histórias Que Inspiram ficará disponível para visitação nos dias 27, 28 e 29 de outubro

 

A Associação Ação AVC, organização referência no que diz respeito à difusão de informações sobre o Acidente Vascular Cerebral, realizará a 1ª edição da Exposição Histórias Que Inspiram, nos dias 27, 28 e 29 de outubro, no Maceió Shopping. A atividade vai homenagear e apresentar aos visitantes do centro de compras a história de quatro jovens que venceram o AVC, reescreveram suas vidas e hoje são inspiração para pacientes e familiares que estão no processo de reabilitação de um Acidente Vascular Cerebral.

 

A idealizadora da associação, Solange Syllos, destaca que há 11 anos, desde que a entidade foi fundada, o grupo realiza uma grande campanha de conscientização e prevenção, em alusão ao Dia Mundial do AVC, que é celebrado no dia 29 de outubro. “Para a campanha deste ano, vamos fazer esta exposição no shopping, para mostrar o trabalho de jovens que venceram o AVC, participantes do nosso grupo de apoio e são grandes exemplos de inspiração”, afirma.

 

Os homenageados na exposição são o ilustrador Renan Alves, de 29 anos, vítima de um AVC hemorrágico em 2019; a professora Simone Ferreira, de 38 anos, que teve um Acidente Vascular Cerebral durante a pandemia da Covid-19, em junho de 2020; a empreendedora Stefânia Valeska, de 42 anos, que foi vítima de AVC isquêmico aos 19, em 1999, e hoje produz e vende produtos sem glúten e lactose; e o inspirador e fundador da Associação Ação AVC, Guilherme Syllos, de 38 anos, que teve um AVC hemorrágico em 2004, quando tinha 24, e hoje é designer gráfico, fotógrafo, reikiano, cromoterapeuta e desenvolve um trabalho de produção de mandalas que é referência.

 

A exposição acontecerá no andar térreo do Maceió Shopping, ao lado da escada rolante que dá acesso ao cinema.

 

Associação Ação AVC

 

A Associação Ação AVC é uma organização sem fins lucrativos, que atua desde 2010, quando realizou a primeira Campanha Mundial do AVC em Alagoas. A entidade é membro da WSO – World Stroke Organization, organização mundial do AVC e tem o propósito de compartilhar conhecimentos sobre o AVC, inspirar esperança e novas possibilidades aos que estão envolvidos com o Acidente Vascular Cerebral.

 

A organização realiza atividades que contemplam a prevenção, reconhecimento de sintomas, tratamento e reabilitação. “Na pandemia, foi implementado o grupo de apoio on-line, um importante espaço de acolhimento, onde as pessoas podem compartilhar experiências e sentimentos com indivíduos que vivenciam a mesma situação”, destaca Ana Livia Oliveira Gomes, fisioterapeuta e coordenadora do grupo de apoio.

 

A rede possui um site com diversas informações para quem sofreu o AVC e precisa de voluntários e pessoas dispostas a ajudar. Para mais informações, ou para se inscrever no grupo de apoio, basta acessar o site www.acaoavc.org.br, ou entrar em contato pelo telefone (82) 98839-6000 ou pelo e-mail [email protected]. A entidade também está presente no Instagram pelo @acaoavc.

 

Ao fim da Exposição Histórias Que Inspiram no Maceió Shopping, o projeto se tornará itinerante. Dessa forma, empresas, hospitais, escolas ou qualquer organização que se interesse em receber a exposição, basta entrar em contato por um dos canais da Associação Ação AVC.

 

Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares – AVC 2021

 

Com cada vez mais destaque no cenário nacional, a Associação Ação AVC foi convidada para promover um workshop no XII Congresso Brasileiro de Doenças Cérebrovasculares e II Jornada Alagoana de Neurologia. O Workshop Multidisciplinar AÇÃO AVC acontece no dia 12 de novembro e será on-line e gratuito. É a primeira vez que uma associação terá uma programação própria inserida na grade do evento.

 

O congresso é destinado à comunidade científica, mas o workshop faz parte da programação para público leigo, ou seja, pessoas que sofreram AVC, seus familiares e/ou cuidadores. A participação da associação terá duração de 5 horas, com 7 palestrantes abordando temas relacionados ao momento pós-AVC. A programação do workshop pode ser conferida no site www.acaoavc.org.br. As inscrições para o evento estão abertas, acessando o link https://app.virtualieventos.com.br/avc2021/inscricao.

 

Campanha 2021

 

Em 2021, a Campanha Mundial do AVC tem como foco aumentar a conscientização sobre os sinais do AVC e a necessidade de acesso oportuno a um tratamento de qualidade. O tema da campanha deste ano é “Minutos podem salvar vidas” e visa difundir o máximo possível quais são os sinais que podem indicar o AVC.

 

Conheça alguns testes importantes, quando a pessoa tem um mal súbito:

- Peça para dar um sorriso e observe se a boca fica torta;

- Peça para elevar os braços e veja se um braço está fraco;

- Peça para que cante uma música ou repita uma frase simples e observe se tem dificuldade na fala.

 

Ao identificar qualquer um desses sinais, ligue para o SAMU 192 ou procure imediatamente um hospital de referência em AVC.

 

 

Breno Leal - Assessoria de Imprensa

(82) 99990-0778

[email protected]