Relatório OMS sobre hipertensão.

Brasil tem dados alarmantes sobre a hipertensão, segundo OMS

23/09/2023
Título da imagem

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou recentemente o "Relatório Global sobre Hipertensão", um documento que lança luz sobre uma condição que silenciosamente afeta milhões de pessoas em todo o mundo.  Para o Brasil, os números são alarmantes, com mais de 1 milhão de vítimas da hipertensão, revelando um cenário de alerta para  nosso país.

 O relatório foi apresentado durante a septuagésima oitava sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, um evento que avalia o progresso em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo metas de saúde relacionadas. Controlar eficazmente a hipertensão será fundamental para alcançar essas metas.

 Este relatório destaca que, apesar de fatores como genética e envelhecimento aumentarem o risco de hipertensão, há também fatores modificáveis, como uma dieta rica em sódio, falta de atividade física e consumo excessivo de álcool, que contribuem para o problema.

 A hipertensão, ou pressão alta, é uma condição de saúde que afeta cerca de um em cada três adultos em todo o mundo. Ela é conhecida como o "assassino silencioso" porque, frequentemente, não apresenta sintomas claros, mas pode causar danos graves ao corpo humano.

 A prevenção, a detecção precoce e o tratamento eficaz da hipertensão estão entre as intervenções mais econômicas na área de saúde e devem ser uma prioridade em todos os países como parte de seu pacote nacional de benefícios de saúde fornecido no nível da atenção primária.

 No entanto, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, observa que, embora a hipertensão possa ser controlada com tratamentos simples e de baixo custo, apenas uma em cada cinco pessoas com hipertensão a mantém sob controle.

"Os programas de controle da hipertensão continuam sendo negligenciados, pouco priorizados e amplamente subfinanciados”, .enfatizando a necessidade de fortalecimento dessas iniciativas, reforça Tedros.

De acordo com o relatório, aproximadamente quatro em cada cinco pessoas com hipertensão não recebem o tratamento adequado. No entanto, uma ampliação na cobertura de tratamento poderia evitar até 76 milhões de mortes entre 2023 e 2050.

A hipertensão, ou pressão alta, afeta um em cada três adultos em todo o mundo, e suas complicações podem incluir AVC, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, danos renais e uma série de outros problemas de saúde.

De 1990 a 2019, o número de pessoas com hipertensão (com pressão arterial de 140/90 mmHg ou mais alta, ou que fazem uso de medicamentos para controlar a pressão) dobrou, passando de 650 milhões para 1,3 bilhão. Quase metade dessas pessoas desconhece sua condição. A grande maioria dos adultos com hipertensão reside em países de baixa e média renda.

 

Estatísticas globais sobre a hipertensão, segundo relatório OMS
Estatísticas globais sobre a hipertensão, segundo relatório OMS


 

O Brasil no Centro da Crise

 

 Os números são alarmantes no Brasil, pois é um dos países mais afetados pela hipertensão, conforme indicado no relatório. Mais de 1 milhão de vidas foram perdidas devido a essa condição no país. Isso representa um desafio significativo para o sistema de saúde brasileiro e destaca a necessidade urgente de medidas eficazes para combater a hipertensão.

 Para abordar esse problema, especialistas médicos de renome, como o Dr. Mark Barone, Coordenador Geral do FórumDCNTs, e a Dra. Sheila Martins, presidente da WSO (World Stroke Organization) e Rede Brasil AVC, estiveram presentes no lançamento do relatório. Sua presença sublinha a importância da liderança médica na conscientização e no combate à hipertensão.

 

Dados do Brasil sobre a hipertensão - conforme relatório OMS sobre hipertensão
Dados do Brasil sobre a hipertensão - conforme relatório OMS sobre hipertensão

 

 

A AÇÃO AVC, como representante da World Stroke Organization (WSO), está profundamente comprometida em disseminar informações sobre a hipertensão e suas graves consequências, uma vez que a hipertensão é um dos principais fatores de risco para o AVC.

 Lembramos a todos que a prevenção é fundamental. A hipertensão pode ser controlada e tratada de forma eficaz. Mudanças no estilo de vida, juntamente com tratamentos médicos quando necessário, podem fazer uma diferença significativa na saúde cardiovascular.

 O relatório da OMS destaca a importância de programas de controle da hipertensão como intervenções econômicas e essenciais para a saúde pública. O controle eficaz da pressão arterial não apenas salva vidas, mas também reduz o impacto devastador dessa condição em todo o mundo. Junte-se a nós nessa luta por um futuro mais saudável para todos.


JUNTOS SOMOS MAIORES QUE O AVC.

Participe da CAMPANHA DO DIA MUNDIAL DO AVC.