NEURALINK, O DISPOSITIVO QUE PROMETE AJUDAR QUEM TEVE AVC

O APARELHO PODE RESTAURAR A FALA E OUTRAS FUNÇÕES MOTORAS.

29/07/2022
Título da imagem

O famoso diretor executivo da Tesla Motors, Elon Musk, deu uma entrevista no podcast "Joe Rogan Experience" a qual ele fala mais sobre o seu novo dispositivo, o Neuralink. Um aparelho que promete mudar completamente o rumo da tecnologia e da medicina.

Tudo indica que em menos de um ano já estejam implantando o dispositivo nas pessoas. “Ainda não estamos testando em pessoas, mas acho que não vai demorar muito”, afirmou o empreendedor Musk. 


O que é?

O Neuralink é um dispositivo que em sua versão atual possui uma polegada de diâmetro. Ele contém uma bateria, bluetooth e um carregador indutivo. Além de fios que serão instalados com o auxílio de robôs. O próprio dispositivo irá substituir a parte do crânio que foi retirada. Elon afirma que o dispositivo pode ser retirado a qualquer momento.

De acordo com as informações do site oficial da Neuralink eles afirmam: “Estamos projetando o Link para se conectar a milhares de neurônios no cérebro. Ele poderá registrar a atividade desses neurônios, processar esses sinais em tempo real e enviar essas informações para o Link. Como primeira aplicação dessa tecnologia, planejamos ajudar pessoas com tetraplegia, dando-lhes a capacidade de controlar computadores e dispositivos móveis diretamente com seus cérebros.”


Como funciona?

O primeiro passo é a instalação do dispositivo no cérebro. Além do chip são colocados os agentes de eletrodos nos fios. Após a instalação, o grande empresário afirma que ninguém vai suspeitar que você pode ter um chip no cérebro.

“Ele pode interagir basicamente com qualquer área do seu cérebro. Então pode ser algo que te ajude a curar uma perda de visão. Retorna sua visão mesmo se você perdeu seu tipo de nervo óptico”, afirmou Musk.


A taxa de rejeição é baixa pois funcionará como um dispositivo de aplicação médica, como os marcapassos, próteses internas.


Qual o intuito? 

De acordo com Elon Musk o Neuralink tem a capacidade de “corrigir quase tudo o que está errado com o cérebro". Ou seja, pode restaurar a funcionalidade de um membro. Fazendo assim com que alguém que seja tetraplégico retorne à “plena funcionalidade”.

Ele chegou a comparar a funcionalidade futura do dispositivo com um seriado antigo de TV, O homem de 6 milhões de dólares, no qual o protagonista sofreu um acidente e é reconstruído como um ciborgue.

Vai servir pra quem teve avc?

Chips semelhantes são usados, atualmente, para o tratamento de pessoas com doença de Parkinson, mas estes possuem apenas 10 eletrodos. Além disso, esse conceito não é novo, sendo utilizado ainda em 2012, pela empresa BrainGate, quando pacientes com paralisia conseguiram controlar um braço robótico usando apenas os impulsos nervosos do cérebro.

Elon Musk declarou que, para quem sofreu derrame/AVC, o dispositivo pode corrigir a parte afetada do cérebro. Ao ponto de que a pessoa que perdeu a capacidade da fala possa voltar a conversar normalmente. Assim como, também pode retomar o controle muscular sobre a parte do rosto que foi afetada e muito mais.


Assista a entrevista no Youtube.