AVC não é apenas um problema médico, é nossa responsabilidade.
E pode ser evitado com políticas públicas eficazes
Transformando o Cenário do AVC: Um Chamado à Ação
Introdução:
No Brasil, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma realidade que afeta não apenas indivíduos, mas toda a sociedade. É uma condição crônica que tem repercussões profundas, não apenas na saúde, mas também na economia e na qualidade de vida. Neste cenário complexo, durante o XIV Congresso Brasileiro de AVC, que aconteceu em outubro de 2023, a AÇÃO AVC e demais associações de apoio ao paciente de AVC, uniram forças para assinarem e participarem como apoiadores de um documento fundamental: "AVC - A Crise Silenciosa e Oculta que Aflige Nossa Sociedade".
O Que é Este Documento?
Este documento foi coordenado pela Associação Brasil AVC e elaborado pela Academia VBHC, que conecta diferentes stakeholders do setor da saúde, em ambiente de aprendizagem em Value-Based Health Care (Atenção à Saúde Baseada em Valor) na América Latina.
Ele tem como objetivo disseminar estratégias de informação e envolvimento da sociedade. Baseado em sólidas evidências científicas e econômicas, o documento explora o verdadeiro impacto do AVC. Ele revela o custo humano, o prejuízo financeiro e a insustentabilidade das políticas atuais de prevenção, tratamento e reabilitação pós-AVC.
Juntos, estamos lançando luz sobre a realidade do AVC e defendendo uma abordagem mais eficaz e compassiva para prevenção e tratamento.
Cuidados além da fase aguda do tratamento
O documento mostra que diante do cenário complexo do Acidente Vascular Cerebral (AVC), com implicações sociais e econômicas profundas, é vital adotar uma abordagem de cuidado holístico que ultrapasse as fases agudas do tratamento.
Este modelo de atendimento deve ser abrangente, incorporando estratégias preventivas, intervenções emergenciais, programas de reabilitação e facilitação da reintegração social e profissional. Tudo isso precisa estar respaldado por um sistema de monitoramento de qualidade e resultados rigoroso.
É crucial que os órgãos governamentais, operadoras de saúde e gestores do setor de saúde atuem em conjunto. Somente com implementação de políticas integradas e centradas no paciente em colaboração com os setores da sociedade envolvidos, podemos assegurar um atendimento ao AVC que seja genuinamente eficaz e humanizado, proporcionando não apenas tratamento, mas também apoio e dignidade a todos os afetados por essa condição.
A AÇÃO AVC está comprometida com essa mudança, transformando o cenário do AVC em um espaço de cuidado compassivo e esperança renovada.
Realidades do AVC no Brasil:
Cenário Complexo: No Brasil, o cenário de cuidados ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) é marcado por desafios profundos, incluindo deficiências na educação em saúde, limitações de acesso, variação na qualidade do atendimento e fragmentação ao longo da jornada do paciente.
Estas lacunas não se limitam ao ambiente hospitalar; elas se estendem à prevenção, acompanhamento pós-alta e qualidade de vida do paciente.
Dados Alarmantes:
O alarmante retorno do AVC como principal causa de morte no Brasil em 2022, conforme o Registro Civil Nacional, é mais do que uma estatística; é um alerta sobre como a crise de saúde pública é um reflexo da nossa realidade social. Outro aspecto abordado no documento é que existem disparidades entre as diversas regiões geográficas do Brasil, ressaltando que para o AVC, geografia é destino, já que a doença é um mal súbito e o paciente deve ser tratado no local onde foi acometido, dada à urgência do imediato tratamento.
O AVC no Brasil: Uma Análise dos Custos, Tangíveis e Intangíveis
O estudo revela uma realidade impactante: o custo econômico do AVC no país é estimado em R$ 134.050,00. Mais da metade desses custos (56,2%) estão relacionados à perda de produtividade no trabalho. Custos com internação hospitalar equivale a apenas 10,6%.
Esse dado ressalta a urgência de medidas preventivas eficazes, porém além dos custos tangíveis, há um "custo oculto" do AVC: o sofrimento humano, o isolamento, a perda da independência e a desestruturação familiar. Vidas interrompidas e sonhos desfeitos, esses custos intangíveis são incalculáveis, mas profundamente impactantes para as famílias envolvidas.
Nossa Proposta de Mudança:
O documento propõe ações concretas para transformar o cenário do AVC no Brasil:
- O documento propõe Garantir Acesso Equitativo: Assegurar que todas as fases do cuidado ao AVC estejam disponíveis para todos, independentemente da localização geográfica ou status socioeconômico. As Estratégias incluem políticas inclusivas e alocação justa de recursos, eliminando barreiras para o tratamento.
- Abordagem de Cuidado Contínuo: Implementar estratégias abrangentes que contemplam todas as fases do AVC, da prevenção à reintegração social e profissional dos pacientes.
- Fortalecer Estratégias de Prevenção: Focar em campanhas educacionais e programas de sensibilização para controle de fatores de risco e promoção de um estilo de vida saudável, principalmente em comunidades subatendidas ou em risco.
- Otimização do Tratamento na Fase Aguda: Estabelecer protocolos baseados em evidências, garantindo tratamento imediato em centros hospitalares especializados para o manejo do AVC, com equipes multiprofissionais dedicadas, unidades de AVC e acesso rápido a terapias de reperfusão, para o AVC isquêmico, como trombólise intravenosa e trombectomia mecânica e manejo cirúrgico/endovascular para os casos de AVC hemorrágico, práticas que reduziriam significativamente os custos associados ao AVC
- Investimento em Reabilitação Integral: Facilitar a transição do ambiente hospitalar para o tratamento ambulatorial, Criando programas de reabilitação multidisciplinares e humanizados, focados na recuperação funcional e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes;
- Monitoramento dos Resultados: Desenvolver um sistema de monitoramento detalhado para melhorar continuamente o padrão de cuidado, avaliando os desfechos clínicos e a experiência/satisfação do paciente.
Seu Papel na Mudança
Este é um chamado urgente para ação. Precisamos de medidas preventivas e terapêuticas mais eficazes para aliviar o sofrimento humano e o ônus econômico do AVC.
Pedimos a todos, governos, políticos, gestores públicos, profissionais de saúde, empresários, indústria da saúde, até cidadãos comuns, que se unam para combater o AVC.
Juntos, podemos não apenas amenizar seu impacto avassalador, mas também construir um futuro mais saudável para nosso país.
A AÇÃO AVC está comprometida com essa mudança.
A necessidade é urgente; o momento de agir é agora
Para mais informações, entre em contato e saiba como estamos transformando a narrativa do AVC no Brasil.
Baixe a íntegra do documento:
Fonte: ABAVC