22/07 - DIA MUNDIAL DO CÉREBRO

Dicas para manter seu cérebro saudável

17/07/2021
Título da imagem


Você sabia que no dia 22 de julho é comemorado o Dia Mundial do Cérebro?  Pensando na importância desse dia e para alertar as grandes questões desse órgão tão importante na qualidade de vida humana, a Associação AÇÃO AVC trouxe 7 dicas para você manter o seu cérebro saudável!

Vamos conferir?


Dica 1 - Seja Realista
Dica 1 - Seja Realista

Seja Realista

Não adianta pensar em projetos que não sairão do papel, isso só trará frustração e stress. Planeje cada um dos próximos passos de acordo com a sua realidade, assim é mais provável conseguir incorporar bons hábitos à sua rotina.


Dica 2 - Realizar atividades físicas
Dica 2 - Realizar atividades físicas

Realize atividades físicas rotineiras:


Para não ser considerado sedentário, a OMS - Organização Mundial da Saúde recomenda que é preciso realizar entre 150 a 300 minutos de atividade física por semana, ou seja, de 2,5 a 5 horas semanais. 

Essa atividade não precisa necessariamente ser um exercício direcionado por profissional, que tal trazer mais movimento a sua vida em atividades cotidianas? Alguns exemplos são: brincar, fazer jardinagem, subir e descer escadas, ir a pé a lugares que você iria de carro.


Dica 3 - Manter alimentação balanceada
Dica 3 - Manter alimentação balanceada


Mantenha uma dieta saudável


Embora o peso do cérebro represente apenas 2% do peso corporal, ele consome 20% da energia que é obtida pela nossa alimentação, por isso é muito importante que ela contenha produtos de qualidade. A nossa dica é: evite alimentos industrializados, com excesso de conservantes, açúcares e sal.




Dica 4 - Evitar uso abusivo de álcool
Dica 4 - Evitar uso abusivo de álcool


Evite o uso de álcool e outras drogas

O álcool é um depressor do sistema nervoso central, do qual o cérebro faz parte, isso torna mais difícil aprender e tomar boas decisões. Além do que o prazer momentâneo causado por outras drogas condiciona o cérebro a querer sempre mais e esse consumo habitual pode causar lesões e morte de neurônios. Como consequência surge a perda de memória, diminuição da concentração e da capacidade analítica.


Dica 5 - Ter boa noite de sono
Dica 5 - Ter boa noite de sono

Tenha boas noites de sono

Durante o sono, o cérebro tem seu momento de descanso. É nesse período que ocorre uma faxina, tudo que aprendemos de importante fica e o que sobra é dispensado para abrir espaço a novos conhecimentos. A dica é dormir na quantidade certa para que essa limpeza não seja prejudicada.


Dica 6 - Ser sociável
Dica 6 - Ser sociável

Seja sociável

Valorizar a vida social e cultivar relacionamentos dá sensação de bem-estar e pertencimento, o reduz níveis de stress e colabora para o bom funcionamento cerebral.


Dia 7 - Aprenda coisas novas
Dia 7 - Aprenda coisas novas

Aprenda coisas novas

Desafiar o cérebro é importante para que ele se mantenha sempre “pronto para aprender”. Importante também é variar os estímulos: se você já lê muito habitualmente, que tal aprender uma habilidade manual? Ou dançar um ritmo diferente? Dar uma chance para um prato novo?



Quer saber mais sobre a saúde do seu cérebro e ter informações sobre AVC?

Navegue em nosso site, conheça nossos projetos, saiba tudo sobre o AVC - Acidente Vascular Cerebral  na aba Pacientes e Familiares