14ª CAMPANHA AÇÃO AVC - DIA MUNDIAL DO AVC 2023

"JUNTOS, SOMOS MAIORES QUE O AVC"

21/10/2023
Título da imagem


DIA MUNDIAL DO AVC EM MACEIÓ


No dia 29 de Outubro, a Associação Ação AVC,  afiliada  da WSO (World Stroke Organization), a organização Mundial do AVC, convida a comunidade para o  evento do Dia Mundial do AVC. Este evento, na sua 14ª edição, tem como tema "JUNTOS, SOMOS MAIORES QUE O AVC", destacando o poder da união de forças e colaboração na luta contra o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

 

SOBRE O EVENTO:

 

Data e Hora: 29 de Outubro, 9h - 12h
Local: Av. Silvio Viana, Beira Mar de Maceió (Rua Fechada)

 Este ano, a campanha AÇÃO AVC está focada na ideia de que, quando trabalhamos juntos, podemos superar o AVC. Com estatísticas preocupantes – 1 em cada 4 pessoas enfrentará um AVC e 90% deles são evitáveis –, a prevenção se torna mais crucial do que nunca. Sob o lema "MAIOR QUE O AVC", a campanha visa capacitar, conscientizar e agir.

 "JUNTOS SOMOS MAIORES QUE O AVC" é o lema inspirador deste evento que representa um marco na 14ª edição da Campanha AÇÃO AVC.

 
Por que é importante falar de AVC?

 

Estatísticas revelam que 1 em cada 4 pessoas sofrerá um AVC e que 90% dos AVCs podem ser evitados com medidas simples. A prevenção, sem dúvida, é MAIOR QUE O AVC. #maiorqueoAVC.

 Um estudo inédito, apresentado no documento intitulado "AVC – A Crise Silenciosa e Oculta que Aflige Nossa Sociedade", assinado por todas as associações de pacientes de AVC do Brasil e desenvolvido pela ABAVC, traz à luz uma realidade alarmante: o custo econômico do AVC no país é estimado em R$ 134.050,00.

 Segundo o estudo, os custos diretos do AVC representam 31,4% do total, enquanto a internação hospitalar equivale a 10,6%. No entanto, o dado mais impressionante é que a perda de produtividade corresponde a 56,2% desse montante. Isso significa que mais da metade dos custos econômicos do AVC estão relacionados à perda de produtividade no trabalho, destacando a urgência de medidas preventivas eficazes.

O estudo reforça a necessidade de uma abordagem proativa na prevenção do AVC. "Fica claro que é muito mais econômico investir em medidas preventivas do que lidar com as consequências financeiras e sociais devastadoras do AVC. ", afirma Solange Syllos, presidente e fundadora da Associação AÇÃO AVC, que atua desde 2010.

 “Nosso objetivo é alertar a população sobre a prevenção do AVC. Pequenas mudanças nos hábitos diários, como uma dieta balanceada e atividade física regular, podem fazer uma grande diferença na redução do risco de AVC"  destaca a professora Jussara Baggio, fisioterapeuta e vice presidente da AÇÃO AVC.

 A Associação Ação AVC convida profissionais de saúde, entidades governamentais, empresas e a sociedade em geral a abraçar essa causa crucial, compartilhando informações vitais sobre o AVC.

 

O QUE ESPERAR:

 
A programação contará com atividades destinadas a destacar a importância da prevenção do AVC. Haverá informações úteis e ferramentas de comunicação para conscientização, ação e defesa de direitos.

  •  Informações Esclarecedoras: Profissionais de saúde fornecerão informações vitais sobre prevenção e reconhecimento do AVC.
  • Conscientização e Interatividade: Atividades educacionais interativas para todas as idades, focadas em disseminar conhecimento sobre o AVC e suas medidas preventivas.
  • Participação da Comunidade: Todos são incentivados a participar, aprender e contribuir para fazer do mundo um lugar mais informado sobre o AVC.

 

AÇÃO AVC - CAMPANHA DIA MUNDIAL DO AVC

✅ Aferição de pressão arterial

✅ Avaliação de glicemia

✅ Avaliação dos fatores de risco com a ferramenta RISCÔMETRO DO AVC

✅ Encontro Presencial do Grupo de Apoio, (aberto a todos)

✅ Inscrição para participação nos grupos de apoio (quem sofreu AVC ou familiares)

✅ Rodas de Conversa- sessões informativas com profissionais de saúde para compartilhar conhecimentos sobre prevenção, identificação de sinais, sintomas, e tratamento.

✅ Atividades Lúdicas,

✅ Demonstração de exercícios

✅ Distribuição de folhetos explicativos

✅ Panfletagem

✅ Incentivo à dieta saudável para prevenção do AVC ou do segundo AVC

✅ Oficinas de Arte Terapia: como uma forma de expressão e recuperação emocional.

✅ Divulgação do documento "AVC – A Crise Silenciosa e Oculta que Aflige Nossa Sociedade"

 

 

Como  participar? 

Você pode se envolver de várias maneiras. Seja um voluntário, um doador, um patrocinador ou simplesmente venha nos visitar no evento. Sua participação é valiosa para a nosso propósito de compartilhar conhecimento, inspirar esperança e, o mais importante, salvar vidas.

Juntos, somos, de fato, MAIORES QUE O AVC.

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

 Visite nosso site em www.acaoavc.org.br para mais detalhes sobre o evento e como se envolver.

 

SOBRE A ASSOCIAÇÃO AÇÃO AVC:

 

Fundada em 2010, a Associação AÇÃO AVC é uma entidade sem fins lucrativos que tem como propósito elevar a conscientização sobre o AVC, seus fatores de risco e sinais de reconhecimento, enquanto oferece apoio e inspiração aos que já passaram pela experiência do AVC.

 

.

Maceió, 18 de Outubro de 2023 –