Pacientes e familiares » O AVC » O que é o AVC?

AVC ISQUÊMICO E AVC HEMORRÁGICO

Saiba o que é o Acidente Vascular Cerebral isquêmico e o hemorrágico

10/12/2020

AVC ISQUÊMICO E HEMORRÁGICO

 

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), é uma alteração súbita da circulação cerebral e pode ocorrer de duas formas: o isquêmico, causado pela diminuição brusca do suprimento sanguíneo a uma região do cérebro causado pela obstrução de um vaso sanguíneo cerebral e corresponde a cerca de 85% dos casos; e o hemorrágico, responsável pelos 20% restantes e causado pela ruptura de um vaso sanguíneo do cérebro.

AVC ISQUÊMICO:

 A obstrução pode ser causada por uma placa de gordura ou por um coágulo, que pode ter se desenvolvido dentro dos vasos sanguíneos, ou se descolado de outro local do sistema circulatório (geralmente no coração e nas grandes artérias da parte superior do tórax e pescoço). Parte do coágulo sanguíneo se solta, e viaja pela corrente sanguínea até os vasos do cérebro, pequenos para deixá-los passar.

AVC HEMORRÁGICO

O Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico ocorre quando existe uma ruptura de um vaso sanguíneo,  impedindo o fluxo sanguíneo para o cérebro.  O vazamento de sangue pode acontecer para  o interior do cérebro (hemorragia intracerebral), para o sistema ventricular (hemorragia intraventricular) e/ou espaço subaracnóideo (hemorragia subaracnóide).

A obstrução ou rompimento de um vaso sanguíneo do cérebro é algo muito importante, pois são eles que transportam oxigênio e nutrientes ao cérebro. Quando ocorre uma alteração na circulação de sangue em alguma parte do cérebro começa a ocorrer morte de neurônios que é irreversível levando a perda de funções que vão depender da região do cérebro atingida.

Segundo a WSO, a cada 6 segundos, independente da idade ou sexo, alguém em algum lugar do mundo morre de AVC. Atualmente, é a segunda causa de óbito no mundo e a primeira em incapacidade. O AVC provoca mais mortes do que a AIDS, tuberculose, malária, dengue e gripe A juntos.

No Brasil é a segunda causa de morte. A cada 5 minutos ocorre um óbito por AVC. O AVC MATA E INCAPACITA, mas o AVC tem tratamento. Sem o tratamento, 70% das pessoas afetadas, não tem mais capacidade para retornar ao mercado de trabalho e cerca de 30 a 50% ficam dependentes.

Entretanto, 90% dos AVC podem ser prevenidos, se 10 passos forem seguidos. Acompanhe a continuidade deste vídeo em artigo próprio de prevenção.

 

 

Este vídeo faz parte da palestra da SEMANA AÇÃO AVC (evento destinado a pacientes e familiares de AVC, promovido pela Associação AÇÃO AVC, proferida pela Dra. Sheila Martins,  MD, MsC, PhDRS, neurologista, professora FAMED UFRGS/HCPA; chefe Serviço de Neurologia e Neurocirurgia Hospital Moinhos de Vento; presidente Rede Brasil AVC; vice-presidente World Stroke Organization -WSO.