Pacientes e familiares » O AVC » O que é o AVC?

ANEURISMA CEREBRAL

Saiba mais sobre aneurismas cerebrais

19/01/2021





O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O ANEURISMA CEREBRAL

 


Aneurisma cerebral  é a dilatação de um vaso sanguíneo,  que ocorre devido ao enfraquecimento da parede do vaso.  Um aneurisma é um “balão” de uma região enfraquecida de um vaso sanguíneo. Se não for tratado, o aneurisma continua a enfraquecer até romper e sangrar no cérebro.

Acompanhe o vídeo, feito pela neurologista Dra Luciana Neves  e saiba mais sobre os fatores de risco, localização e tamanho dos aneurismas, tratamento, mortalidade e muito mais.

O que é aneurisma cerebral
O que é aneurisma cerebral

As pessoas geralmente não nascem com aneurismas, a maioria se desenvolve no adulto.

Os aneurismas geralmente aumentam lentamente e se tornam mais fracos à medida que crescem, assim como um balão se torna mais fraco à medida que se estende. 

A incidência na população geral é de 3,2%; sendo que até 10% podem falecer antes de chegar ao hospital.

Os fatores de risco, quando não forem   hereditários, são preveníveis, tais como o tabagismo, hipertensão e deficiência do estrógeno,  no caso das mulheres. Alguns aneurismas são causados ​​por infecções, drogas como anfetaminas e cocaína ou traumatismo, causado por um acidente.

Onde se localiza o aneurisma cerebral
Onde se localiza o aneurisma cerebral

A ruptura do aneurisma pode ser precipitada por aumento repentino da pressão sanguínea, atividade física, drogas como cocaína, raiva, ansiedade, susto e atividade sexual.



Para download do material em PDF, clique aqui:

Downloads